São Paulo recebe mais turistas estrangeiros que o Rio, diz ranking
No primeiro semestre de 2024, 1,1 milhão de viajantes estrangeiros foram recebidos no estado de São Paulo, 300 mil a mais do que no RJ
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – São as possibilidades que tornam São Paulo o destino brasileiro mais visitado por turistas no Brasil? Para a mineira Lara Kunzi, sim. “Escolher entre diversas opções de teatro, cinema e dança em dias de semana e a possibilidade de poder experimentar a gastronomia de vários países do mundo me encantou muito”, disse ao Metrópoles.
A capital paulista foi o destino mais vendido pelas operadoras entre as cidades brasileiras, segundo ranking divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em parceria com a consultoria Sprint Dados.
Lara visitou a capital neste mês. “Para mim, o que me encanta em São Paulo é o fato de ser uma cidade global, uma metrópole que reúne gente do mundo e de diversas partes do Brasil”. Também houve um forte aumento na venda de pacotes para outros destinos do estado, no interior e em cidades litorâneas.
No primeiro semestre de 2024, 1,1 milhão de viajantes estrangeiros foram recebidos no estado de São Paulo. São 300 mil turistas a mais do que o Rio de Janeiro, que ocupa o segundo lugar no ranking. Isso representa um aumento de 5,33% em relação ao mesmo período do ano passado.
De onde vêm os visitantes de São Paulo?
Os Estados Unidos se destacaram entre os países que visitaram São Paulo. Foram mais de 206 mil visitantes desembarcando no estado. Já o segundo posto ficou com a Argentina: aproximadamente 113 mil chegadas em SP. No total, foram 324.437 turistas sul-americanos, o que representa aproximadamente 30% do total.
Roberto de Lucena, secretário do Turismo de São Paulo, disse ao Metrópoles que o governo paulista investe em ações de marketing e promoção do turismo, inclusive com participação em roadshows e feiras no mercado nacional e internacional (América do Sul e Norte, e Europa). “Acreditamos que este resultado reflete toda a diversidade dos nossos destinos e atrativos, e todo o planejamento e afinco da secretaria de Turismo e Viagens em parceria com a iniciativa privada”.
Os dados são resultado de levantamento da Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal.