São Paulo começa a aplicar nova vacina contra Covid-19 nesta quarta
Mais de 135 mil doses estão disponíveis para aplicação em UBSs e AMAs/UBSs Integradas; vacina da Moderna protege contra variante da Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Moradores da cidade de São Paulo podem receber a partir desta quarta-feira (20/5) novas doses de vacinas da Moderna contra a Covid-19. O imunizante monovalente é uma versão atualizada que protege contra a variante Ômicron.
Ao todo, 135.360 novas doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, de acordo com a Prefeitura. A aplicação é feita das 7h às 19h.
A cidade estava sem estoques de vacinas bivalentes contra a Covid-19 para a população adulta desde março.
Do começo de 2024 até agora, a capital registrou 19.8391 casos da doença.
Público alvo
A vacinação prioriza grupos vulneráveis à doença e pessoas que ainda não foram imunizadas.
Crianças de 6 meses a 4 anos que nunca receberam o imunizante, deverão receber duas doses da Moderna. Já aquelas que já haviam sido vacinadas três vezes, receberão apenas uma dose.
Para pessoas acima de 5 anos que têm maior risco de apresentar formas graves da doença, ou com mais de 60 anos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, a recomendação é que a vacinação aconteça semestralmente.
Já grupos com comorbidade, pessoas com deficiência, pessoas privadas de liberdade, pessoas em situação de rua, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores da saúde e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, devem repor as doses todos os anos.
Quem não está em nenhum dos grupos acima mas não se vacinou anteriormente, também poderá receber uma dose da Moderna. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira nas UBS e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.
Outras cidades
As vacinas da Moderna foram entregues à capital pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que recebeu 519 mil doses do imunizante do Ministério da Saúde.
As doses também serão distribuídas para as cidades de Franco da Rocha, Assis, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, São José do Rio Preto, Barretos, Araçatuba, Marília , Bauru, Franca , Botucatu, Mogi das Cruzes, Campinas , Piracicaba , São João da Boa Vista, São José dos Campos, Caraguatatuba, Sorocaba, Itapeva, Registro, Santos, Taubaté, Taubaté, Araraquara, Ribeirão Preto e Jales.