metropoles.com

São Paulo está em estado de atenção para alagamentos nesta quarta

Alerta para alagamentos foi emitido por volta das 11h desta quarta-feira (29/1). Chuvas do interior atuam com forte intensidade na cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ X
Alerta para alagamentos foi emitido por volta das 11h desta quarta-feira (29/1). Chuvas do interior atuam com forte intensidade na cidade - Metrópoles
1 de 1 Alerta para alagamentos foi emitido por volta das 11h desta quarta-feira (29/1). Chuvas do interior atuam com forte intensidade na cidade - Metrópoles - Foto: Reprodução/ X

São Paulo – A cidade de São Paulo inteira foi colocada em estado de atenção para alagamentos na manhã desta quarta-feira (29/1), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Há condição para transbordamentos, rajadas de vento e queda de árvores.

O que se sabe:

  • O CGE colocou as zonas norte, leste, oeste, sudeste, sul e centro em alerta às 10h55.
  • As marginais Tietê e Pinheiros também entraram no aviso.
  • A situação se dá por causa de chuvas vindas do interior que estão atuando com forte intensidade na capital paulista.
  • Por volta das 11h, a zona norte foi atingida por chuva forte, principalmente em Casa Verde, Freguesia do Ó e Santana/Tucuruvi.
  • Na região do Centro, a chuva era moderada no mesmo horário.
  • Um transbordamento foi constatado na região de Itaquaquecetuba, zona leste da capital. Também há iminência em Santana e Casa Verde, na zona norte.

De acordo com o CGE, as instabilidades devem se espalhar pela cidade, atuando em todas as regiões de forma isolada e com intensidades diferentes.

Nos próximos dias, o tempo permanece instável. A formação de uma área de baixa pressão ao largo do litoral paulista vai provocar chuvas generalizadas e volumosas.

Alerta de tempestades

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de tempestades de intensidade moderada a alta que podem afetar todo o estado de São Paulo entre esta quarta-feira e domingo (2/2). Os temporais podem vir seguidos por raios, vento e granizo.

O alerta tem destaque para as regiões da capital e Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba, Campinas, Vale do Paraíba, e todo o litoral paulista, principalmente o litoral norte. Algumas dessas regiões já registraram elevados acumulados de chuva nos últimos dias, e com o solo encharcado e a previsão de mais chuvas, há risco para deslizamentos e alagamentos.

Considerando a previsão de continuidade das chuvas no estado durante esta semana, o gabinete de crise permanecerá ativo de forma presencial até domingo. A corporação cita como justificativa para a previsão a aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa atuar no estado de São Paulo a partir desta quarta. O fenômeno meteorológico, caracterizado por chuvas persistentes e volumosas, tem elevado os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?