São Paulo está em estado de atenção para alagamentos nesta quarta
Alerta para alagamentos foi emitido por volta das 11h desta quarta-feira (29/1). Chuvas do interior atuam com forte intensidade na cidade
atualizado
Compartilhar notícia
![Alerta para alagamentos foi emitido por volta das 11h desta quarta-feira (29/1). Chuvas do interior atuam com forte intensidade na cidade - Metrópoles](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/29112743/Cidade-de-Sao-Paulo-e-colocada-em-estado-de-atencao-para-alagamentos.jpg)
São Paulo – A cidade de São Paulo inteira foi colocada em estado de atenção para alagamentos na manhã desta quarta-feira (29/1), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Há condição para transbordamentos, rajadas de vento e queda de árvores.
O que se sabe:
- O CGE colocou as zonas norte, leste, oeste, sudeste, sul e centro em alerta às 10h55.
- As marginais Tietê e Pinheiros também entraram no aviso.
- A situação se dá por causa de chuvas vindas do interior que estão atuando com forte intensidade na capital paulista.
- Por volta das 11h, a zona norte foi atingida por chuva forte, principalmente em Casa Verde, Freguesia do Ó e Santana/Tucuruvi.
- Na região do Centro, a chuva era moderada no mesmo horário.
- Um transbordamento foi constatado na região de Itaquaquecetuba, zona leste da capital. Também há iminência em Santana e Casa Verde, na zona norte.
De acordo com o CGE, as instabilidades devem se espalhar pela cidade, atuando em todas as regiões de forma isolada e com intensidades diferentes.
Nos próximos dias, o tempo permanece instável. A formação de uma área de baixa pressão ao largo do litoral paulista vai provocar chuvas generalizadas e volumosas.
Alerta de tempestades
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de tempestades de intensidade moderada a alta que podem afetar todo o estado de São Paulo entre esta quarta-feira e domingo (2/2). Os temporais podem vir seguidos por raios, vento e granizo.
O alerta tem destaque para as regiões da capital e Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba, Campinas, Vale do Paraíba, e todo o litoral paulista, principalmente o litoral norte. Algumas dessas regiões já registraram elevados acumulados de chuva nos últimos dias, e com o solo encharcado e a previsão de mais chuvas, há risco para deslizamentos e alagamentos.
Considerando a previsão de continuidade das chuvas no estado durante esta semana, o gabinete de crise permanecerá ativo de forma presencial até domingo. A corporação cita como justificativa para a previsão a aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa atuar no estado de São Paulo a partir desta quarta. O fenômeno meteorológico, caracterizado por chuvas persistentes e volumosas, tem elevado os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado.