São-paulino morto em briga após final era surdo e membro de organizada
São-paulino Rafael Garcia, de 32 anos, morreu durante confronto com a PM no entorno do estádio do Morumbi após a final da Copa do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O são-paulino de 32 anos que morreu durante confronto entre torcedores do clube e a Polícia Militar, na tarde desse domingo (24), após a final da Copa do Brasil, era deficiente auditivo e integrante da torcida organizada Independente.
Rafael Garcia, morador de Itapevi, na Grande São Paulo, integrava o grupo Surdos Tricolores, vinculado à Independente. Amigos do torcedor o descrevem como um apaixonado pelo clube.
“Ele era torcedor fanático pelo São Paulo. Não perdia um jogo no Morumbi”, diz um amigo de Rafael.
Rogério, amigo de infância de Rafael, afirma que ele tinha muitos amigos em torcidas organizadas. “Rafael era uma pessoa incrível, humilde, respeitoso. Ele estava sempre por dentro da torcida. Ele convivia muito com amigos de organizada”.
A polícia investiga a morte de Rafael Garcia. O torcedor são-paulino foi ferido durante um confronto entre torcedores do clube e a Polícia Militar na praça Roberto Gomes Pedrosa.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o rapaz foi encontrado caído com um ferimento na cabeça, foi socorrido e levado ao Pronto Socorro Campo Limpo, mas não resistiu.
O caso foi registrado como promover tumulto e homicídio na Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva – DRADE e será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A comemoração do primeiro título do São Paulo da Copa do Brasil foi marcada por confusão. Torcedores do clube entraram em conflito com a Polícia Militar, que chegou a usar bombas de efeito moral e jatos de água na praça Roberto Gomes Pedrosa.
Quatro policiais militares ficaram feridos durante uma confusão e um torcedor foi detido. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que a Tropa de Choque da Polícia Militar usou bombas de efeito moral na dispersão. Segundo a PM, os torcedores haviam derrubado um tapume de isolamento.
O ex-zagueiro Diego Lugano chegou a ter o celular furtado por um homem com a camisa do clube momentos antes da final, mas conseguiu identificar o bandido, que foi entregue para a Polícia Militar.
Conquista inédita
Em campo, o São Paulo sagrou-se campeão pela primeira vez da Copa do Brasil, depois de empatar em 1 x 1 com o Flamengo. O gol do Tricolor foi de Rodrigo Nestor. Já Bruno Henrique marcou para os cariocas.
Os paulistas tinham a vantagem do empate por vencer o jogo da ida, por 1 x 0, no Maracanã. A primeira partida foi realizada na semana passada.
A decisão da Copa do Brasil teve público de 63 mil pessoas. As ruas no entorno do Morumbi foram tomadas por tricolores que comemoram a conquista da competição nacional pela primeira vez.