São José dos Campos: contra Anderson, Dr. Elton declara apoio a Cury
Em disputa acirrada pela Prefeitura de São José dos Campos, Cury (PL) recebe apoio de Dr. Elton (União), terceiro colocado no primeiro turno
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Terceiro colocado no primeiro turno em São José dos Campos, o deputado estadual Dr. Elton (União) declarou, nesse sábado (12/10), apoio à candidatura de Eduardo Cury (PL) à Prefeitura. Cury, que já governou a cidade entre 2005 e 2012, enfrenta no segundo turno o atual prefeito, Anderson Farias (PSD).
No pleito de 6 de outubro, Dr. Elton conquistou 19,89% dos votos, enquanto Cury obteve 25,96% e Anderson, 39,66%. Durante o evento em que oficializou seu apoio, o deputado estadual criticou a gestão de Anderson e afirmou que Cury seria a solução para “salvar a cidade” de uma “situação bastante grave”. Acompanhado da vice de sua chapa, Dulce Rita (União), Dr. Elton também afirmou que Cury se comprometeu a adotar parte de suas propostas caso vença a eleição.
O primeiro turno em São José dos Campos foi marcado por uma disputa acirrada entre Anderson e Cury, além do crescimento de Dr. Elton ao longo da campanha. O deputado, que começou a disputa empatado com nomes como Wagner Balieiro (PT) e Professor Wilson Cabral (PDT) nas pesquisas de intenção de voto, chegou a ameaçar a ida de Anderson ao segundo turno.
Agora, Anderson e Cury devem manter o tom de ataques mútuos, buscando reforçar o apoio de seus padrinhos políticos. Anderson já foi vice-prefeito de Felício Ramuth (PSD), atual vice-governador de São Paulo, de quem herda o apoio de Gilberto Kassab (PSD), secretário de Relações Institucionais do estado.
Por outro lado, Cury é o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que esteve na cidade ao lado de seu filho, Eduardo, para apoiar o ex-prefeito. A eleição em São José dos Campos se tornou um ponto central na disputa entre Bolsonaro e Kassab por influência no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).