metropoles.com

São José do Barreiro: TCE multa prefeito por uso de carro no Carnaval

Lê Braga chegou a ser preso em fevereiro por usar carro oficial da cidade de São José do Barreiro para viajar no Carnaval

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida mostra Lê Braga, prefeito de São José do Barreiro, um homem branco tirando selfie sentado em interior de avião - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Lê Braga, prefeito de São José do Barreiro, um homem branco tirando selfie sentado em interior de avião - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

São Paulo – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) multou em R$ 17,6 mil nesta sexta-feira (26/4) o prefeito de São José do Barreiro, no interior de São Paulo, por omissão no dever de prestar contas após o uso de uma van da secretaria de saúde da cidade para viajar no Carnaval.

De acordo com o TCE, Alexandre de Siqueira Braga (PSD), conhecido como Lê Braga, foi notificado cinco vezes para explicar quais carros foram utilizados, o motivo da viagem, a distância percorrida, quem viajou em sua companhia e quem o substituiu durante sua ausência na prefeitura, mas, ainda segundo o órgão, o prefeito não deu explicações no processo.

Alexandre de Siqueira Braga não se manifestou sobre o caso. Ele informou ao portal G1 não ter sido notificado sobre a multa.

Preso após o Carnaval

Lê Braga chegou a ser preso dia 18 de fevereiro, investigado por usar veículos oficiais da cidade, que fica a 233 quilômetros de São Paulo, para viajar no Carnaval. Ele chegou a passar por uma audiência de custódia dois dias depois, mas permaneceu detido.

2 imagens
Prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga
1 de 2

Lê Braga

Redes sociais
2 de 2

Prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga

Reprodução/ Redes Sociais

São José do Barreiro ficou sem ninguém no comando da prefeitura, até que, em 22 de fevereiro, a Justiça Federal concedeu liberdade provisória para Lê Braga. Ele foi solto e reassumiu o posto de prefeito.

Indiciado pela PF

No dia 2 de abril, Lê Braga foi indiciado pela Polícia Federal por peculato, crime praticado por um servidor público contra a administração. A PF considera que o prefeito de São José do Barreiro “utilizou-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos”.

A estimativa sobre o prejuízo causado pelo prefeito, segundo a investigação, é de aproximadamente R$ 2,2 mil ao patrimônio público.

A investigação e os depoimentos colhidos pela PF confirmaram que a viagem do prefeito, usando veículo oficial com dinheiro público, foi para fins de entretenimento e não para trabalho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?