Santos: pesquisa mantém Rosana Valle e Rogério Santos na liderança
Deputada Rosana Valle (PL-SP) e atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), lideram disputa pela Prefeitura de Santos, mostra pesquisa
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) segue à frente das intenções de voto para a Prefeitura de Santos, no litoral paulista, segundo pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas publicada nesta terça-feira (30/4). Ela é seguida pelo atual prefeito Rogério Santos (Republicanos).
De acordo com o instituto, em pesquisa espontânea — quando não há indicações de candidatos — Rosana aparece com 8,6% das intenções de voto, e Rogério tem 7,4%. O cenário é semelhante ao do levantamento do mesmo instituto publicado no dia 14 de março. Na ocasião, Rosana tinha 7,6% das intenções de voto, e Rogério, 7,1%.
A deputada é apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto o prefeito conta com o apoio do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Como se sabe, os dois são aliados — Tarcísio é afilhado político do ex-presidente.
Dois cenários
Os eleitores também foram questionados sobre dois cenários com grupos de candidatos definidos.
No primeiro cenário, Rosana Valle tem 38,1% das intenções e Rogério Santos tem 27,1%. Na sequência, aparecem a ex-prefeita Telma de Souza (PT), com 16,3% e a vereadora Débora Camilo (Psol), com 3,9%.
Aqueles que disseram não saber ou não responderam somam 6,3%; os votos brancos e nulos são 8,4% das intenções.
No segundo cenário estimulado, no qual o prefeito Rogério não disputa a reeleição, o ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) sai à frente, com 39,8% das intenções de voto. Rosana aparece na sequência, com 33,0%. Depois, nas terceiras e quartas colocações estão Telma, com 11,6%, e Débora, com 3,4%.
Não sabem ou não responderam somam 5,3% e brancos e nulos são 7,0%.
A pesquisa ouviu 800 eleitores em entrevistas pessoais entre os dias 24 e 29 de abril de 2024. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-07284/2024 para o cargo de prefeito.