metropoles.com

Santinho em igreja: eleição do Conselho Tutelar tem denúncia de fraude

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram suposta entrega de santinhos em igrejas da Universal do Reino de Deus; MPSP investiga o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Pinto/Agência Brasil
foto colorida de eleição do Conselho Tutelar em SP; detalhe com imagem da urna e mesários - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de eleição do Conselho Tutelar em SP; detalhe com imagem da urna e mesários - Metrópoles - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

São Paulo – A Comissão Eleitoral Central do Processo Unificado de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo apura denúncias de supostas irregularidades durante a campanha e as eleições realizadas no último domingo (1º/10). A capital paulista elegeu 260 novos nomes para os 52 conselhos tutelares do município.

Se forem confirmadas as fraudes, como boca de urna e abuso de poder econômico, os eleitos podem ser impugnados.

Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram uma suposta distribuição de material eleitoral em igrejas da Igreja Universal do Reino de Deus. O manual das eleições veda campanha em locais de uso comum.

Em uma das gravações, que teria ocorrido em uma unidade do Jaçanã, zona norte, uma mulher com camiseta da igreja entrega um envelope com o santinho e diz que ele não poderia ser aberto no local “para não tomar processo”. Em outra, que seria na Vila Zilda, região do Tremembé, também na zona norte, pessoas aparecem distribuindo santinhos após um culto.

Assista:

 

Em nota, a igreja Universal do Reino de Deus acusa a imprensa de divulgar fake news e diz que o vídeo foi feito em 10 de setembro, quando a campanha seria permitida, e que ele foi editado.

“Parte da imprensa parece considerar que evangélico não tem o mesmo direito dos demais. O que demonstra, claramente, preconceito religioso contra evangélicos neste país. Já em relação a este vídeo, cabe dizer que: trata-se de uma fake news, já desmentida”, diz a igreja em nota.

O Ministério Público de São Paulo afirmou que a Promotoria da Infância e Juventude “recebeu várias representações” sobre as eleições para os conselhos tutelares, que estão sendo analisadas.

12 cidades apresentaram problemas

A Justiça Eleitoral paulista apoiou as eleições para os conselhos tutelares de mais de 600 municípios do estado, emprestando urnas eletrônicas para 417 deles.

Durante a votação, foram identificados problemas na configuração das urnas eletrônicas em 12 cidades. Em sete delas, por decisão da Comissão Eleitoral local, foi necessário o cancelamento da eleição, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).

O órgão informou que as eleições foram canceladas em Diadema, Caieiras, Andradina, Bertioga, Castilho, Murutinga do Sul e Pirapora do Bom Jesus. Já em Osasco (Conselho Tutelar Norte), Itápolis, Nova Independência, Piedade e Pitangueiras as soluções adotadas no momento da votação foram suficientes para a continuidade das eleições.

Nos municípios em que as eleições foram canceladas, os respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente agendarão uma nova data para o pleito, que contará, novamente, com o auxílio da Justiça Eleitoral.

A configuração das urnas eletrônicas é estabelecida para cada conselho tutelar conforme as respectivas regras, que incluem informações como o nome da eleição, cargo, número de escolhas de cada eleitor, horário de início e término e quantidade de vias de boletim de urna.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?