metropoles.com

Salles desiste de candidatura em SP: “Contra Bolsonaro eu não vou”

Ricardo Salles desistiu pela segunda vez de se candidatar à Prefeitura de São Paulo após Jair Bolsonaro sinalizar apoio a Nunes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O deputado federal Ricardo Salles, do PL de São Paulo
1 de 1 O deputado federal Ricardo Salles, do PL de São Paulo - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

São Paulo – O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) desistiu, pela segunda vez, de se candidatar à Prefeitura de São Paulo. A decisão foi tomada após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizar, no domingo (28/1), que indicará o vice do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

“A partir do momento em que o Bolsonaro diz que vai indicar o vice do Nunes, eu fico impedido de concorrer em qualquer legenda, pois contra o Bolsonaro eu não vou de jeito nenhum”, disse Salles ao Metrópoles na tarde desta quarta-feira (31/1).

Salles aguardava a liberação do PL pelo presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, para que ele pudesse se desfiliar sem perder o mandato de deputado. Conforme publicado pelo Metrópoles, o parlamentar negociava se candidatar pelo PRD, partido oriundo da fusão entre PTB e Patriota.

No entanto, pessoas próximas a Valdemar afirmaram que o cacique não estava disposto a colaborar com a saída do deputado por entender que a candidatura de Salles atrapalharia a campanha de Nunes, a quem ele apoia.

Para Valdemar, o ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro vinha concentrando os ataques no atual prefeito e não em Guilherme Boulos (PSol-SP), afastando eleitores bolsonaristas de Nunes.

5 imagens
Salles e Bolsonaro
Bolsonaristas reunidos para discutir candidatura de Salles à Prefeitura
1 de 5

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP)

Câmara dos Deputados
2 de 5

Salles e Bolsonaro

Reprodução
3 de 5

Bolsonaristas reunidos para discutir candidatura de Salles à Prefeitura

Reprodução/Instagram
4 de 5

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 5

Vinícius Schmidt/Metrópoles

 

2ª desistência de Salles

Em junho, Salles havia desistido pela primeira vez da candidatura à prefeitura da capital paulista após dizer ter tomado “uma rasteira da velha política”, em referência ao apoio de Valdemar a Nunes.

Três meses depois, o deputado retomou os planos diante da impaciência demonstrada por Bolsonaro em relação a Nunes após o prefeito titubear em se dizer aliado do ex-presidente.

O próprio Bolsonaro sinalizou, mais de uma vez, que apoiaria a candidatura de Salles e teria pedido a Valdemar que concedesse ao deputado a carta de desfiliação do PL.

Vice de Nunes

Durante uma reunião com Nunes nessa segunda (29/1), Valdemar sugeriu quatro possíveis candidatos a vice na chapa. Um deles é o bolsonarista Ricardo Nascimento de Mello Araújo, coronel da reserva da Polícia Militar.

Ex-comandante da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Mello Araújo foi diretor da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, na gestão Bolsonaro.

Mello Araújo é apontado como o nome preferido por Bolsonaro para ser vice de Nunes. De acordo com Salles, o coronel é, “de longe”, a melhor opção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?