Sacos de areia serão usados para frear avanço do mar no litoral de SP
Avanço do mar na região da Barra do Una está cada vez mais alto. Sacos de areia devem ser usados em Peruíbe para frear a ação no litoral
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O governo de São Paulo pretende adotar na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una um projeto para frear o avanço do mar em Peruíbe, litoral paulista. O programa estuda usar sacos de areia para conter o problema da erosão.
Chegando perto da Avenida Beira Mar, o mar está se aproximando da Barra. O local, antes protegido pela vegetação, foi tomado de areia. Em nota, a Fundação Florestal explicou que o uso de “bags de areia” deverão ser usados para a contenção dos trechos mais afetados. Outra estratégia é a realocação de moradores.
De acordo com o diretor-executivo da fundação, Rodrigo Levkovicz, outra medida estudada é a implantação de braços de pedra. Não há, ainda, estimativa da altura ou extensão do muro que será adotado.
Avanço do nível do mar
Cada vez mais alto, o avanço do mar na região da Barra do Una, no litoral de São Paulo, está gerando um processo erosivo que apresenta perigo de acabar com parte da região costeira.
Professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Alexander Turra conversou com o Metrópoles sobre a situação. “Essa é uma tendência que tem a ver com a elevação do nível do mar e em alguns locais com processos que intensificam a erosão, como ocupação costeira, uso excessivo de água e o não cuidado com o fluxo da água que garante a vitalidade dos estuários.”
“A erosão costeira tem várias causas”, explicou o pesquisador, “desde a retirada de areia rio acima, a construção de barragens, o aumento ou a diminuição de chuva, as mudanças climáticas, o padrão de ocupação local”.