metropoles.com

Sabesp privatizada: TJSP nega ação que acusava conflito de interesse

Ação cita o fato de a presidente do conselho da Sabesp ter ocupado cargo no conselho da Equatorial, nova investidora de referência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Sabesp
foto colorida de Estação da Sabesp em São Paulo; governo quer privatizar empresa - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de Estação da Sabesp em São Paulo; governo quer privatizar empresa - Metrópoles - Foto: Divulgação/Sabesp

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) indeferiu ação popular que indicava conflito de interesse no processo de privatização da Sabesp, concluído nessa terça-feira (23/7).

A ação foi movida pela vereadora Luana Alves (PSol), que questionou o fato de a presidente do conselho administrativo da Sabesp, Karla Bertocco, ter integrado até dezembro do ano passado o conselho da Equatorial, empresa que tornou-se a investidora de referência da companhia de saneamento básico.

No entendimento do juiz Fausto Dalmaschio Ferreira, da 11ª Vara da Fazenda Pública, a nomeação de Bertocco para o cargo na Sabesp seguiu as normas estaduais. Ferreira também utilizou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou pedido para suspender a privatização, ao indicar que há falta de provas para corroborar se houve conflito de interesse.

“As alegações apresentadas com relação ao conflito de interesses envolvendo a Sra. Karla e eventual favorecimento da Equatorial se ressentem de demonstração concreta da sua ocorrência na prática”, justificou o juiz.

A ação movida pela vereadora do PSol também questionou a experiência da Equatorial, que havia assumido apenas uma concessão de água e esgoto, no Piauí, e o fato de ela ter sido a única interessada em se tornar acionista de referência da Sabesp.

Ferreira escreveu que “não há notícias de outras empresas prejudicadas terem questionado judicial ou administrativamente” e que uma eventual falta de experiência da Equatorial no setor de saneamento demanda “análise técnica detida”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?