metropoles.com

Sabesp encontra pinos de cocaína em poço que acessa esgoto em Santos

Vereador de Santos publicou fotos de acesso a esgoto repleto de pinos de cocaína e sujeira. Droga chega a impactar ecossistema local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Vereador Benedito Furtado (PSB – Santos)
Imagem colorida de acesso a esgoto de Santos repleto de pinos de cocaína. - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de acesso a esgoto de Santos repleto de pinos de cocaína. - Metrópoles - Foto: Reprodução / Vereador Benedito Furtado (PSB – Santos)

São Paulo — O vereador de Santos, Benedito Furtado (PSB), publicou fotos em seu Instagram de poços de visitação, que permitem acesso à rede de esgoto da cidade litorânea, repletos de pinos de cocaína. A sujeira foi encontrada pela Sabesp durante serviço de manutenção na manhã de sexta-feira (3/1).

“Ontem, fomos (o poder público) acionados para resolver um problema de vazamento em um poço de visitação da Sabesp, no cruzamento das avenidas Waldemar Leão com Rangel Pestana. Aproxime as fotos e vejam o que a equipe encontrou: centenas, senão milhares de pinos de cocaína”, disse o vereador.

3 imagens
Poço de acesso ao sistema de esgoto de Santos estava repleto de pinos de cocaína e sujeira.
Funcionário da Sabesp que realizava manutenção do esgoto quando foram encontrados pinos de cocaína.
1 de 3

Vereador de Santos divulgou nas redes sociais fotos de acesso a esgoto de Santos, no litoral de SP, repleto de pinos de cocaína.

Reprodução / Vereador Benedito Furtado (PSB - Santos)
2 de 3

Poço de acesso ao sistema de esgoto de Santos estava repleto de pinos de cocaína e sujeira.

Reprodução / Vereador Benedito Furtado (PSB - Santos)
3 de 3

Funcionário da Sabesp que realizava manutenção do esgoto quando foram encontrados pinos de cocaína.

Reprodução / Vereador Benedito Furtado (PSB - Santos)

Em nota ao Metrópoles, a Sabesp alertou que o descarte incorreto de materiais – como embalagens plásticas, lenços, cotonetes, preservativos, gordura, entre outros – por meio de vasos sanitários, pias ou tanques, prejudica o funcionamento da redes coletoras. “Lugar de lixo é no lixo”, destacou a companhia.

Cocaína em Santos

A Baixada Santista é a principal região de escoamento da cocaína que passa pelo Brasil e é comercializada em outros continentes, como Europa, África e Ásia. O Primeiro Comando da Capital (PCC) é o grupo responsável pela venda da droga no local — negócio que rende bilhões para a facção criminosa.

Por isso, a presença de cocaína no litoral sul de São Paulo é bastante significativa. Um balanço inédito da Receita Federal (RF) revelou que, em um período de cinco anos, 48% da cocaína apreendida pelo órgão em todo o território nacional estava no Porto de Santos.

A quantidade de droga na região é tamanha que passou a impactar o ecossistema local.

Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou a presença de cocaína na água do mar, na areia da praia e em organismos marinhos de todo o litoral paulista. Mexilhões e ostras, por exemplo, sofreram alterações no DNA por conta contaminação.

Outra pesquisa, dessa vez da Universidade de São Paulo (USP) e publicada em 2024, identificou 15 componentes químicos de diferentes concentrações no mar do litoral norte paulista — dentre eles, cocaína.

Assinado pela doutora em ciências Luciana Frazão, do Instituto de Oceanografia, o estudo analisou amostras da água marítima. A principal suspeita acadêmica é de que as substâncias tenham chegado ao oceano pelo esgoto, por meio de urina e fezes humanas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?