Privatizada, Sabesp elege Carlos Piani para presidência
Ainda nesta semana, será realizada a assembleia geral extraordinária que elegerá o novo conselho de administração da Sabesp
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Conselho de Administração da Sabesp elegeu Carlos Augusto Leone Piani como o novo diretor-presidente, em substituição a Andre Salcedo. Piani assumirá o cargo na próxima terça-feira (1º/10), quando Salcedo deixará a função que ocupa desde janeiro de 2023.
Aos 51 anos, Piani ocupava o cargo de presidente do conselho da Equatorial, empresa que se tornou acionista de referência da Sabesp com 15% das ações.
“Vamos continuar o processo de modernização da empresa, iniciado por Andre Salcedo, acelerar as sinergias, gerar mais valor para os acionistas e garantir a entrega das metas previstas nos contratos, como a missão de garantir que os resultados apresentados sejam ainda mais consistentes”, disse Piani no comunicado divulgado pela empresa.
O novo presidente terá a missão de executar um plano de investimentos de R$ 70 bilhões até 2029 para universalizar os serviços de água e esgoto no estado de São Paulo. Ele se comprometeu a continuar o processo de modernização na empresa, buscando acelerar sinergias, gerar valor para os acionistas e cumprir as metas contratuais, mantendo a transparência e a governança.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia disse que a mudança na liderança ocorre após a finalização do processo de desestatização, período durante o qual Salcedo preparou a Sabesp para competir no mercado, além de trabalhar em conjunto com o governo do Estado de São Paulo para antecipar as metas de universalização do saneamento básico.
No comunicado ao mercado dessa quarta, a Sabesp reconheceu os “valiosos serviços prestados” por Salcedo, a quem agradeceu pela “condução exitosa do processo de privatização”.
“Foi uma gestão pautada por importantes avanços para companhia, com resultados financeiros concretos, e também maior incentivo à diversidade e presença de mulheres nos cargos de alta liderança da companhia”, afirmou Karla Bertocco, presidente do conselho de administração da Sabesp, no comunicado.
Com a privatização, o governo paulista reduziu a participação do Estado na Sabesp dos atuais 50,3% para cerca de 18%, enquanto a Equatorial passou a deter fatia de 15%, que deverá ser mantida até o fim de 2029.
Nesta sexta-feira (27/9) será realizada a assembleia geral extraordinária que elegerá o novo conselho de administração da Sabesp. Conforme aprovado no contrato pós-privatização, o colegiado terá nove membros – três indicados pelo governo de São Paulo, três indicados pela Equatorial e três conselheiros independentes.
Quem é o novo presidente da Sabesp
Graduado em administração de empresas pelo Ibmec RJ e em processamento de dados pela PUC-Rio, Piani possui o título de CFA Charterholder e concluiu o programa OPM da Harvard Business School.
O executivo tem mais de 20 anos de experiência em investimentos, fusões e aquisições, e diversas posições executivas, incluindo a presidência da HPX Corp e participações em conselhos de várias empresas.
Foi CEO do Grupo Equatorial Energia, da Modular Data Centers, da HPX Corp, PDG Realty e da Cemar, chefe global de iniciativas estratégicas e fusões e aquisições da Kraft Heinz e presidente da Kraft Heinz Canadá, além de sócio do Banco Pactual e da Vinci Partners.
Também foi presidente ou membro de conselhos de administração de empresas como Ambipar, Equatorial Energia, Vibra Energia e Brasil Brokers.
Atualmente, é membro do conselho de administração da Hapvida Participações e Investimentos e da Modular Data Centers.