metropoles.com

Privatizada, Sabesp elege Carlos Piani para presidência

Ainda nesta semana, será realizada a assembleia geral extraordinária que elegerá o novo conselho de administração da Sabesp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Sabesp
Carlos Augusto Leone Piani toma posse do cargo de CEO no dia 1º de outubro
1 de 1 Carlos Augusto Leone Piani toma posse do cargo de CEO no dia 1º de outubro - Foto: Divulgação/Sabesp

São Paulo — O Conselho de Administração da Sabesp elegeu Carlos Augusto Leone Piani como o novo diretor-presidente, em substituição a Andre Salcedo. Piani assumirá o cargo na próxima terça-feira (1º/10), quando Salcedo deixará a função que ocupa desde janeiro de 2023.

Aos 51 anos, Piani ocupava o cargo de presidente do conselho da Equatorial, empresa que se tornou acionista de referência da Sabesp com 15% das ações.

“Vamos continuar o processo de modernização da empresa, iniciado por Andre Salcedo, acelerar as sinergias, gerar mais valor para os acionistas e garantir a entrega das metas previstas nos contratos, como a missão de garantir que os resultados apresentados sejam ainda mais consistentes”, disse Piani no comunicado divulgado pela empresa.

O novo presidente terá a missão de executar um plano de investimentos de R$ 70 bilhões até 2029 para universalizar os serviços de água e esgoto no estado de São Paulo. Ele se comprometeu a continuar o processo de modernização na empresa, buscando acelerar sinergias, gerar valor para os acionistas e cumprir as metas contratuais, mantendo a transparência e a governança.

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia disse que a mudança na liderança ocorre após a finalização do processo de desestatização, período durante o qual Salcedo preparou a Sabesp para competir no mercado, além de trabalhar em conjunto com o governo do Estado de São Paulo para antecipar as metas de universalização do saneamento básico.

No comunicado ao mercado dessa quarta, a Sabesp reconheceu os “valiosos serviços prestados” por Salcedo, a quem agradeceu pela “condução exitosa do processo de privatização”.

“Foi uma gestão pautada por importantes avanços para companhia, com resultados financeiros concretos, e também maior incentivo à diversidade e presença de mulheres nos cargos de alta liderança da companhia”, afirmou Karla Bertocco, presidente do conselho de administração da Sabesp, no comunicado.

Com a privatização, o governo paulista reduziu a participação do Estado na Sabesp dos atuais 50,3% para cerca de 18%, enquanto a Equatorial passou a deter fatia de 15%, que deverá ser mantida até o fim de 2029.

Nesta sexta-feira (27/9) será realizada a assembleia geral extraordinária que elegerá o novo conselho de administração da Sabesp. Conforme aprovado no contrato pós-privatização, o colegiado terá nove membros – três indicados pelo governo de São Paulo, três indicados pela Equatorial e três conselheiros independentes.

Quem é o novo presidente da Sabesp

Graduado em administração de empresas pelo Ibmec RJ e em processamento de dados pela PUC-Rio, Piani possui o título de CFA Charterholder e concluiu o programa OPM da Harvard Business School.

O executivo tem mais de 20 anos de experiência em investimentos, fusões e aquisições, e diversas posições executivas, incluindo a presidência da HPX Corp e participações em conselhos de várias empresas.

Foi CEO do Grupo Equatorial Energia, da Modular Data Centers, da HPX Corp, PDG Realty e da Cemar, chefe global de iniciativas estratégicas e fusões e aquisições da Kraft Heinz e presidente da Kraft Heinz Canadá, além de sócio do Banco Pactual e da Vinci Partners.

Também foi presidente ou membro de conselhos de administração de empresas como Ambipar, Equatorial Energia, Vibra Energia e Brasil Brokers.

Atualmente, é membro do conselho de administração da Hapvida Participações e Investimentos e da Modular Data Centers.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?