metropoles.com

Sabesp: Câmara indica a Tarcísio aval à privatização antes da eleição

Tarcísio prometeu mais uma vez que tarifa de água da Sabesp será mais barata: vereadores devem aprovar projeto até fim do primeiro semestre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
Imagem colorida mostra mesa com grupo de políticos sentados de frente para câmara - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mesa com grupo de políticos sentados de frente para câmara - Metrópoles - Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

São Paulo — Os vereadores da capital entraram em consenso para aprovar, ainda no primeiro semestre deste ano, antes do início da campanha eleitoral, o projeto de lei que autoriza a cidade a manter o contrato de prestação de serviços com a Sabesp após a privatização da empresa, em curso pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nesta segunda-feira (4/3), Tarcísio recebeu no Palácio dos Bandeirantes 24 dos 55 parlamentares da capital, todos da base do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que também participou da reunião (foto em destaque). No encontro, o governador voltou a prometer que a privatização resultará em redução das tarifas de água e esgoto, especialmente para famílias de baixa renda.

Além disso, o governador também assegurou, mais uma vez, que atenderá demandas dos parlamentares a respeito de quais obras a Sabesp deverá fazer após a privatização. A minuta do contrato da empresa com a Prefeitura, divulgada no último dia 15/2 e sob consulta pública até a semana que vem, projeta R$ 84,1 bilhões em investimentos da companhia na cidade até 2060.

No segundo semestre do ano passado, a Câmara paulistana se mostrou reticente em apoiar a proposta de privatização da Sabesp, especialmente quando a cidade enfrentou problemas com a Enel, concessionária que fornece energia elétrica, por causa do apagão em novembro — o serviço era público no passado.

O presidente da Câmara, Milton Leite (União), que exerce forte influência sobre os demais parlamentares, era uma das vozes mais críticas ao projeto e chegou a dizer que a Sabesp mantinha “um lodo de fezes” na represa Guarapiranga, que fica na zona sul, seu reduto eleitoral.

Contudo, Leite teve uma série de reuniões com técnicos do governo paulista e com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e mudou de discurso após obter sinalizações positivas para outros projetos. Entre eles estão a transferência da obra de duplicação da Estrada do M’Boi Mirim para a Prefeitura — ela está parada desde o ano passado —e o repasse de um terreno em Interlagos, às margens da represas Billings, para construção de um ponto de abastecimento para ônibus elétricos.

Vereadores que participaram da reunião e foram ouvidos pelo Metrópoles destacaram ainda que Tarcísio deu garantias de que a privatização vai resolver outro problema crônico da cidade: a enorme quantidade de buracos que a Sabesp deixa no asfalto após realizar obras em tubulações subterrâneas.

O prefeito Ricardo Nunes ainda vai apresentar um projeto de lei autorizando a manutenção do contrato. Embora técnicos do governo do Estado avaliem que a privatização pudesse ser feita sem passar pelo Legislativo municipal, os vereadores (e o prefeito) entendem que o contrato atual, assinado na gestão do ex-prefeito e atual secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), seria cancelado automaticamente em caso de privatização da empresa. O governo Tarcísio optou, então, por seguir por esse caminho para trazer mais segurança jurídica ao processo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?