metropoles.com

Ruas Abertas: Av. São João pode ser fechada para carros aos domingos

Programa Ruas Abertas quer que a São João fique só para pedestres e ciclistas entre o Elevado Presidente João Goulart e o Largo Paiçandu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem colorida mostra o cruzamento da Avenida São João com a Ipiranga do alto; na imagem existem vários carros, um ônibus fazendo a curva para a Ipiranga e diversos pedestres que esperam para atravessar a rua; avenida deve passar a integrar o programa Ruas Abertas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o cruzamento da Avenida São João com a Ipiranga do alto; na imagem existem vários carros, um ônibus fazendo a curva para a Ipiranga e diversos pedestres que esperam para atravessar a rua; avenida deve passar a integrar o programa Ruas Abertas - Metrópoles - Foto: null

A prefeitura de São Paulo estuda incluir a Avenida São João, no centro, no Programa Ruas Abertas, nos moldes ao que já acontece com a Avenida Paulista. Com isso, pela proposta, aos domingos e feriados, a Avenida São João entre o Elevado Presidente João Goulart e o Largo Paiçandu, ficaria aberta para pedestres e ciclistas e fechada para o tráfego de ônibus, caminhões, carros e motos.

A possibilidade foi confirmada pela administração municipal nesta sexta-feira (28/7). 

Segundo a prefeitura, uma análise feita pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com base na proposta apresentada pela Associação Pró-Centro SP, prevê que o Ruas Abertas da São João seja no trecho entre o Elevado Presidente João Goulart e o Largo Paiçandu,

Esse corredor concentra vários atrativos, como praças, restaurantes e museus e poderia facilitar a conexão de lazer entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú, além de fomentar as atividades que já são realizadas na região e estimular o turismo e comércio local.

Em nota, a prefeitura explica que o debate faz parte da iniciativa chamada “#TodosPeloCentro”, que visa a revitalização da região central da capital paulista, atualmente degradada e marcada por problemas de infraestrutura, tráfico de drogas e assaltos.

Pela Avenida São João passa uma grande quantidade de linhas de ônibus, inclusive em corredor, o que exigiria um planejamento da São Paulo Transporte (SPTrans) para os desvios.

Na mesma nota, o diretor de Administração do Pró-Centro, Odivaldo Sousa, disse que a Avenida São João é fundamental para a requalificação do Centro de São Paulo.

“O projeto pode trazer novas empresas e novas lojas para o Centro, atraindo empresários e lojistas. É importante fazer com que a São João se torne um modelo de requalificação das ruas da região, retomando a vocação do centro de comércio e gastronomia, mostrando que além do resgate cultural há também potencial comercial na região”.

Já Rodrigo Alves, diretor da Associação Nacional dos Restaurantes, avalia que a medida será uma oportunidade de geração de empregos com a retomada do comércio gastronômico na região central.

“O centro estava em um movimento de crescimento dos restaurantes, com novos chefes, antes da pandemia. É uma oportunidade de retomar isso”, disse Alves, que lembra das melhoras na Avenida Paulista após o Ruas Abertas. “Não existiam tantos comércios abertos aos domingos, por exemplo. É preciso perseverança, como todo empreendedor tem.” 

Na segunda-feira (31/7), haverá uma rodada de conversa sobre o tema, com participação de qualquer cidadão que se interessar. O encontro deve ocorrer a partir de 8h30 no Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473). As inscrições podem ser realizadas neste link.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?