metropoles.com

Roubo na estação: Justiça determina que CPTM indenize vítima

Passageira foi vítima de roubo na estação Lapa, na zona oeste de São Paulo, em 2019, e deverá receber R$ 5,7 mil da CPTM como indenização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edson Lopes Jr/A2 Fotografia
imagem colorida mostra trem da cptm parado ao lado de plataforma - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra trem da cptm parado ao lado de plataforma - metrópoles - Foto: Edson Lopes Jr/A2 Fotografia

São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a condenação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e determinou que a estatal pague R$ 5,7 mil de indenização a uma passageira que teve a bolsa roubada na Estação Lapa, em setembro de 2019.

A passageira alegou que dois homens puxaram sua bolsa e saíram correndo, mesmo com a presença de guardas na estação da CPTM na zona oeste de São Paulo. Segundo a 22ª Câmara de Direito Privado, houve falha na prestação de serviço, porque se a plataforma estivesse devidamente monitorada, não teria acontecido o roubo.

“É inegável que a autora [passageira] sofreu um dano lamentável à sua dignidade, sendo vítima de roubo com violência nas dependências da requerida e aos olhos dos agentes de segurança da empresa, situação extremamente angustiante e vexatória, que sem dúvidas enseja em danos morais”, diz o desembargador Roberto Mac Cracken, confirmando a decisão em primeira instância.

Antes do recurso, a Justiça já tinha entendido que a equipe de segurança da CPTM deveria intervir para impedir o roubo. Também havia apontado que não dá para considerar como improvável a ocorrência de roubo ou furto na estação durante a noite.

No processo, a defesa da CPTM alegou que se tratava de caso fortuito externo, imprevisível e inevitável, provocado por terceiros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?