Livrarias especializadas se espalham pelo Centro de São Paulo
Com foco em publicações independentes, textos escritos por mulheres e livros sobre arquitetura, livrarias especializadas se destacam
atualizado
Compartilhar notícia
Apaixonados por livros têm suas livrarias de estimação. Pode ser a mais perto de casa ou a que tem sempre disponível o último lançamento do seu gênero favorito. Com o fim da era das mega stores, quando reinavam Cultura, Saraiva e Fnac, pequenas lojas, no centro da cidade de São Paulo, estão se destacando por se especializarem em nichos.
Em dezembro de 2022, a livraria Eiffel, focada em arquitetura e urbanismo, abriu as portas. Poucos meses antes e a menos de 200 metros de distância, a IP Livros Usados, dirigida a livros raros e de arte, passou a ocupar uma sala na galeria Metrópole. Em 2021, a Gato Sem Rabo, onde só há livros escritos por mulheres, foi fundada.
A Ponta de Lança abriu as portas um pouco antes, em 2018, para vender os livros de seu fundador, Bruno Eliezer, que tinha uma biblioteca especializada em literatura brasileira e hispânica. A Banca Tatuí é a mais antiga. Foi aberta em 2014 e comercializa apenas publicações independentes.
Como estão localizadas em um raio de menos de dois quilômetros, é possível fazer um passeio por todas em uma tarde. Confira mais detalhes sobre cada uma delas e o mapa de localização.
Banca Tatuí
O espaço é de uma banca de jornal que fica na rua Barão de Tatuí — a combinação explica o nome. Essa pequena livraria é especializada em publicações independentes. Nas prateleiras, você encontra livros de pequenas editoras ou publicados pelos próprios autores. Zines completam o catálogo.
R. Barão de Tatuí, 275, Vila Buarque. Seg./sab.: 10h/19h; dom.: 11h/17h. Site: bancatatui.com.br.
Eiffel
A livraria leva o mesmo nome do prédio do qual ocupa o térreo: o Edifício Eiffel, desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Fazendo jus ao endereço, o acervo é constituído de livros nacionais e importados sobre arquitetura, urbanismo, design gráfico, desenho industrial e paisagismo.
Praça da República, 183 — República, São Paulo. Ter./dom.: 11h.19h. Instagram: @livraria_eiffel.
Gato Sem Rabo
Aqui você só encontra livros escritos por mulheres. A livraria foi fundada por Johanna Stein para suprir uma necessidade pessoal: encontrar com facilidade publicações de autoria feminina. No fim, acabou percebendo que muitas pessoas sentiam falta desses livros. O nome da livraria, aliás, é inspirado na metáfora que a escritora inglesa Virginia Woolf usou em “Um teto todo seu” (1929). Para a autora, no início do século XX, encontrar uma mulher que escrevesse ficção era tão difícil quanto encontrar um gato sem rabo.
Rua Amaral Gurgel 352 — Vila Buarque. Ter./dom.: 11h/17h. Instagram: @gato.sem.rabo.
IP Livros Raros e Usados
O foco desse sebo é ajudar você a encontrar aquele livro que já parou de ser editado e está esgotado. Fundado pelo professor de literatura Iuri Pereira. em agosto de 2022, o acervo tem cerca de dois mil títulos. Vasculhando entre as prateleiras, você pode encontrar obras autografadas, catálogos de exposições e impressões especiais.
Galeria Metrópole: Avenida São Luís, 187 — 2º andar, loja 18. Seg./sáb.: 14h30/18h30. Instagram: @ip.livrosusados.
Ponta de Lança
A livraria foi criada por Bruno Eliezer para colocar seus livros à venda. Por isso, além de livros novos, nas prateleiras, você encontra publicações de segunda mão e edições raras. O acervo é dedicado a literatura brasileira e hispano-americana, humanidades, música e educação.
R. Aureliano Coutinho, 26 — Vila Buarque. Site: livrariapontadelanca.com.br . Ter./dom.: 11h/21h.