metropoles.com

Vem aí! Três grandes mostras ocupam o Instituto Tomie Ohtake em 2023

A programação conta com retrospectiva de artista brasileira, ensaio de fotógrafo japonês sobre a Amazônia e uma mostra vinda direto do Malba

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
divulgação
imagem colorida instituto tomie ohtake
1 de 1 imagem colorida instituto tomie ohtake - Foto: divulgação

A programação de exposições para 2023 do Instituto Tomie Ohtake está caprichada. Três grandes mostras já estão confirmadas no calendário e o Metrópoles antecipa quais são elas.

O ano começa com a retrospectiva da brasileira Vânia Mignone. A pintora, de 55 anos, explora em seu trabalho o desenho e as palavras, criando sempre uma situação de desconforto a partir da fricção entre cores, figuras e texto.

No segundo semestre, as salas expositivas serão ocupadas por artistas internacionais. Primeiro, o fotógrafo japonês Hiromi Nagakura apresenta uma seleção de imagens que fez durante expedições na Amazônia nos anos 1990. O ano fecha com uma retrospectiva do casal de artistas argentinos Yente e Juan Del Prete.

Confira os detalhes das exposições programadas.

Vânia Mignone – Uma retrospectiva

De abril a junho
Em 2017, o Instituto Tomie Ohtake lançou o programa “Nossas Artistas” com o objetivo de dar mais visibilidade a artistas mulheres. A retrospectiva da paulista Vânia Mignone é um desdobramento da iniciativa que já promoveu individuais de Leda Catunda, Karin Lambrecht, e Mariana Palma. Com curadoria de Priscyla Gomes, a exposição apresentará cerca de 50 trabalhos, fazendo um amplo panorama da produção da artista.

3 imagens
Exposição sobre a vida e obra do casal Yente e Del Prete no Malba
O casal Yente e Del Prete na exposição de Del Prete na Galeria Arnaud, em Paris, 1954.

Hiromi Nagakura – Amazônia

De agosto a novembro
O fotógrafo japonês Hiromi Nagakura fez cinco viagens pela Amazônia nos anos 1990. As expedições por sete áreas indígenas foram guiadas pelo líder Ailton Krenak. Além do cotidiano de diversas etnias, o fotógrafo documentou o impacto do que comumente se chamou de “progresso” sobre a natureza e as populações locais. A mostra contará com aproximadamente 80 fotos e textos de Krenak, que apresentam as culturas e as cosmogonias dos povos indígenas brasileiros.

Yente-DelPrete: Vida Venturos

De dezembro 2023 a fevereiro 2024
Fruto de uma parceria com o Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba), o Instituto Tomie Ohtake receberá a itinerância da mostra “Yente-Del Prete: Vida Venturosa”, apresentada em 2022 no museu argentino. A exposição é dedicada à obra de Yente (Eugenia Crenovich, Buenos Aires, 1905–1990) e Juan Del Prete (Vasto, Itália, 1897 – Buenos Aires, 1987), grandes nomes da arte argentina. Por mais de 50 anos, Yente e Juan Del Prete  compartilharam sua vida e trocaram ideias sobre a produção artística. A exposição reúne uma seleção de mais de 150 obras, entre pinturas, esculturas, tapeçarias, desenhos e livros de artista, que abrange cerca de 50 anos da produção do casal entre os anos 1930 e 1980.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?