Mostra Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura ocupa Espaço Cultural Renato Russo
Os coletivos Cia. Atravessa a Porta, Maluco Voador e Bloco do Rivotrio se unem para unir arte e saúde mental até o dia 14 de maio
atualizado
Compartilhar notícia
Para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em maio, o Espaço Cultural Renato Russo recebe a mostra Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura, com oficinas, rodas de conversa, cineclube e performances dos coletivos Cia. Atravessa a Porta, Maluco Voador e Bloco do Rivotrio.
O evento, que tem entrada gratuita e é aberto a todos os públicos, começou na última quarta-feira (12/4) e vai até o dia 14 de maio.
Segundo a psicóloga Amanda Mota, uma das idealizadoras do projeto, a ideia da mostra nasceu a partir de uma proposta dos coletivos que, há quase 10 anos, trabalham na intersecção entre arte e clínica ampliada da saúde mental no Distrito Federal. “Queremos fazer um encontro de arte e saúde mental”, diz Amanda.
“Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura também é uma maneira de inserir os usuários de serviços de saúde mental em outras redes de troca, favorecendo a integração social e dando maior visibilidade de suas produções culturais. Tudo isso contribui para o enriquecimento da cultura, a partir dos olhares diferenciados das produções em interlocução com a saúde mental”, completa Yasmin Adorno, também idealizadora da mostra.
A mostra iniciou com a exposição Inventando Vôos, com curadoria de Marília Panitz e Carlos Silva. A programação de um mês conta com oficinas em que os coletivos mostram seus processos criativos, rodas de conversa com profissionais da saúde mental e da arte no DF, e shows.
No dia 7 de maio, às 15h, acontece a estreia do longa-metragem Os Capsianos, da Cia Atravessa a Porta.
Confira a programação completa:
Ver esta publicação no Instagram
Mostra Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura
Até o dia 14 de maio, no Espaço Cultural Renato Russo. Entrada gratuita. Aberto para todos os públicos.