Galeria Gomide&Co. anuncia Luisa Duarte como nova diretora artística
Em março, a galeria deve inaugurar a sua nova sede na avenida Paulista
atualizado
Compartilhar notícia
O ano de 2023 está cheio de novidades na galeria Gomide&CO. A primeira é o anúncio da curadora Luisa Duarte como nova diretora artística. “Ela tem conhecimento sobre artistas históricos e está conectada aos jovens artistas da arte contemporânea”, explica o galerista Thiago Gomide, ao Metrópoles, sobre a escolha.
A Gomide&Co. é uma galeria que trabalha com mercado primário — representação de artistas que ainda estão vivos e produzindo — e mercado secundário — revenda de trabalhos que já circularam no mercado e geralmente de artistas que já morreram. Por isso, era importante para Gomide ter um nome que pudesse costurar, na programação da galeria, produções de períodos diferentes da história da arte.
“Vivemos um momento de questões identitárias, de gênero, de um novo vocabulário e de novas convenções sociais às quais a galeria precisa estar atenta. A Luisa tem essa sensibilidade e está antenada ao que está acontecendo”, afirma Gomide. “Ter uma diretora artística com a inteligência da Luisa vai nos dar tranquilidade para navegar” — e liberar o galerista para focar em questões mais comerciais e burocráticas do negócio.
Novo espaço
Em 8 de março, a Gomide&Co deve inaugurar sua nova sede na avenida Paulista. O espaço de 400 m2 ocupa o térreo do Edifício Rosa, construído nos anos 1970 e totalmente repaginado pelo escritório Acayaba + Rosenberg.
O escritório dos arquitetos Juan Pablo Rosenberg e Marina Acayaba também assina o projeto da nova sede da galeria. O design de mobiliário foi elaborado por Claudia Moreira Salles.
A exposição programada para abrir o espaço é uma individual da artista Lenora de Barros, que hoje está em cartaz com a mostra “Minha Língua”, na Pinacoteca.