Oscar 2023: saiba por que RRR não foi indicado a Melhor filme Internacional
O filme indiano RRR concorre a Melhor Canção Original no Oscar, mas ficou fora da lista de melhores longas internacionais
atualizado
Compartilhar notícia
O filme indiano RRR (Revolta, Rebelião, Revolução) conquistou popularidade e uma indicação ao Oscar 2023. Com Naatu Naatu, o longa-metragem dirigido por S. S. Rajamouli disputa a estatueta de Melhor Canção Original. Mas uma dúvida ficou entre os fãs da produção: por que RRR não foi indicado a Melhor filme internacional?
A resposta é simples, mas não costuma fazer parte do conhecimento popular. Os longas que não são feitos nos Estados Unidos precisam ser indicados por seus países de origem à premiação. Para o Oscar deste ano, em vez de RRR, a Índia optou por nomear The Last Film Show, que chegou à pré-seleção, mas acabou fora na lista final.
O Brasil optou por Marte Um, do diretor Gabriel Martins, mas também não conquistou um espaço na premiação que tem cinco concorrentes. Disputam o título de Melhor Filme Internacional o argentino 1985, o belga Close, o polonês EO, o alemão Nada de Novo no Front e o irlândes The Quiet Girl.
Embora não esteja nessa categoria, RRR arrematou a indicação a Melhor Canção Original e disputa com Applause, de Tell it Like a Woman; Hold my Hand, de Top Gun: Maverick; Lift me Up, de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre; e This is a Life, de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.
Outras premiações de RRR
A produção indiana pode não estar entre os melhores filmes internacionais do Oscar, mas conquistou outros troféus em 2023. No Critics Choice Awards, a equipe de RRR venceu duas de cinco categorias em que concorreu: Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Canção Original. A produção também concorreu a Melhor Filme, Melhor Direção e Melhores Efeitos Visuais.
No Globo de Ouro, que premia destaques do cinema e da televisão, a história dos homens que lutam pela liberdade na Índia levou a estatueta de Melhor Canção Original em filme com a música de Kala Bhairava, M. M. Keeravani e Rahul Siplingunj.
Embora não tenha levado todos os prêmios para casa, as estatuetas conquistadas aparecem como um termômetro que indica boas chances de uma vitória no Oscar.