metropoles.com

Espaço Itaú de Cinema encerra atividades do Anexo na rua Augusta

Na quinta-feira (16/2), acontece a última projeção das salas 4 e 5 do Anexo com o documentário “A última Floresta”, de Luiz Bolognesi

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida Espaço Itaú de Cinema
1 de 1 imagem colorida Espaço Itaú de Cinema - Foto: Divulgação

Quem caminha pela rua Augusta nota que o cenário está mudando — e rapidamente — com novos empreendimentos imobiliários. Desde 1995, o número 1470 do endereço abriga duas salas pequenas do Espaço Itaú de Cinema Anexo, as 4 e 5. A partir da próxima semana, o aconchegante cinema não existirá mais. As salas encerram suas atividades na quinta-feira (16/2).

O local querido dos cinéfilos paulistanos dará lugar a um empreendimento imobiliário da incorporadora Vila 11. As salas devem ser demolidas para a construção de um prédio comercial. A reportagem do Metrópoles tentou contato com a empresa, que ainda não respondeu.

Os espaços de projeção dividem o terreno com o Café Fellini e um jardim com plantas tropicais. Além de sala de espera para aguardar o horário dos filmes, o local tranquilo era usado para reuniões, encontros e por quem queria fugir do frenesi de uma das ruas mais movimentadas da cidade.

A despedida

O fechamento do espaço foi anunciado em 2022, mas o encerramento definitivo das atividades acontece nesta quinta (16/2) com a exibição gratuita do filme “A última Floresta”, de Luiz Bolognesi, às 20h. A retirada de ingresso poderá ser feita a partir das 19h na bilheteria.

O documentário foi escrito em parceria com o xamã Davi Kopenawa e apresenta a luta dos Yanomami contra garimpeiros, grileiros de terras e fazendeiros, para proteger a área deles, demarcadas por lei no norte do país. O filme recebeu o Prêmio do Público no Festival de Berlim e Melhor Filme no Festival de Seul.

Até quarta-feira (15/2), o Espaço Itaú de Cinema Anexo exibe seis filmes: Aftersun, Marte Um, Regra 34, Muco – Contradição na Tradição, Corsage, Sinfonia de um Homem Comum e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. De acordo com Adhemar de Oliveira, sócio e diretor de programação do cinema:

“Essas sessões serão as penúltimas, porque as últimas só acontecerão com o fim do mundo. Um cinema jamais é fechado na memória de seus espectadores.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?