metropoles.com

Barbara Harrington: “As atrizes estão treinadas a nunca dizer não”

“Olhar indiscreto” é a primeira série da Netflix a trabalhar com uma coordenadora de cenas íntimas; confira a entrevista com a profissional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Arruda/Netflix © 2023
imagem colorida ngelo Rodrigues e Débora Nascimento em Olhar Indiscreto
1 de 1 imagem colorida ngelo Rodrigues e Débora Nascimento em Olhar Indiscreto - Foto: Aline Arruda/Netflix © 2023

Durante as gravações da série “Olhar Indiscreto”, bastava um olhar que expressasse qualquer desconforto de uma das atrizes que a norte-americana Barbara Harrington, coordenadora de cenas íntimas, intervia: “corta!” E chegava com uma toalha para vestir a atriz.

“Quero ter certeza que estamos realizando a cena que a diretora quer, que os atores querem, mas que ninguém está sendo explorado emocionalmente, psicologicamente ou fisicamente”, explica Barbara, em entrevista exclusiva ao Metrópoles.

Esta é a primeira vez que uma profissional de cenas de íntimas trabalha em uma produção brasileira da Netflix. Barbara é atriz e trabalha há 30 anos como roteirista e preparadora de elenco.

Em 2021, fez um curso, certificado pela SafeSets, para preparar elenco e produção para gravações de cenas íntimas. Nele, aprendeu como decupar roteiros para detalhar o conteúdo íntimo, avaliar riscos e criar um plano para o conteúdo de intimidade do projeto.

Com escândalos de abusos sexuais cometidos em estúdios de cinema sendo a cada dia mais denunciados, Barbara acredita que o espaço para profissionais com essa formação tem muito espaço para crescer. Pois ajudam a tornar os sets um ambiente cada vez mais seguro.

“Essa coordenação é uma parte importante pois facilita as conversas difíceis entre diretores, atores, figurinos e produção”, afirma.

Leia os principais trechos da entrevista.

Você poderia explicar o que faz uma coordenadora de cenas íntimas?
Uma coordenadora de cenas íntimas para cinema e televisão trabalha com toda a produção, auxiliando na facilitação de cenas que tenham conteúdo íntimo ou nudez. Ela se reúne com a equipe de produção e os chefes de departamento, dando briefings, compartilhando conhecimento e apresentando as várias diretrizes do setor, e está no set quando tem uma cena íntima. Ela também pode realizar um workshop com os atores e o diretor, ou acompanhar o set ou ensaios de cenas específicas que podem causar preocupação.

4 imagens
Emanuelle Araújo em Olhar Indiscreto, nova série brasileira da Netflix
Nikolas Antunes e Débora Nascimento em Olhar Indiscreto, nova série da Netflix
Débora Nascimento é Miranda em Olhar Indiscreto, nova série da Netflix
1 de 4

Angelo Rodrigues e Emanuelle Araújo em Olhar Indiscreto, nova série da Netflix

Aline Arruda/Netflix © 2022
2 de 4

Emanuelle Araújo em Olhar Indiscreto, nova série brasileira da Netflix

Aline Arruda/Netflix © 2023
3 de 4

Nikolas Antunes e Débora Nascimento em Olhar Indiscreto, nova série da Netflix

Aline Arruda/Netflix © 2023
4 de 4

Débora Nascimento é Miranda em Olhar Indiscreto, nova série da Netflix

Aline Arruda/Netflix © 2023

Qual é a maior dificuldade de uma coordenadora de cenas íntimas no set de filmagem?
É ganhar a confiança dos profissionais que não acreditam na necessidade de ter uma coordenadora de cenas íntimas. Ou um ator ou diretor que acha que qualquer preparação vá comprometer a verossimilhança ou a qualidade de uma cena. Uma vez que a equipe entenda que estamos no set para resolver problemas e não criá-los, acho que esses preconceitos vão sumir.

O seu trabalho é mais com a direção ou com o elenco?
Os coordenadores são treinados para serem flexíveis e ajudar a produção de acordo com os requisitos de cada uma. Estamos lá para garantir que as vozes dos atores sejam ouvidas e respeitadas – que a marcação das cenas siga os parâmetros estabelecidos, respeitando os limites de cada ator e mantendo-se fiel à visão da direção e roteiro. Não faço nada sem falar com os diretores. Pergunto o que eles querem e depois apresento essa visão para o elenco. Se um ator não se sente confortável fazendo uma ação ou um movimento, a gente busca soluções que vão deixar o ator à vontade em cena.

As atrizes disseram que bastava um olhar para você cortar a cena e dizer que já tinha gravado o suficiente. No que você presta atenção quando se está filmando?
Presto muita atenção no bem-estar do ator, na verossimilhança dos movimentos, da respiração, da história que essa cena íntima está contando. Quero ter certeza que estamos realizando a cena que a diretora quer, que os atores querem, mas que ninguém está sendo explorado emocionalmente, psicologicamente ou fisicamente. Atores e atrizes estão treinados a nunca dizer não, mas é fundamental para o nosso trabalho que aprendam a estabelecer limites.

Você é a primeira a trabalhar em uma produção da Netflix no Brasil. Como você vê o mercado para esse profissional?
Enquanto o mercado audiovisual continua a crescer, o mercado para essa profissão vai crescer junto. Mas é imprescindível que tanto os produtores quanto os atores entendam a importância da contratação de uma coordenadora de cenas íntimas para qualquer cena do tipo.

Assista ao trailer de “Olhar indiscreto”:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?