Agenda Cultural SP traz mostra individual de Liuba e show de Ivan Lins
Dicas de cinema, exposição, show e teatro para quem quer passear sábado e domingo; se preferir o sofá: livro, trilha sonora e série
atualizado
Compartilhar notícia
O ano mal começou e a cidade de São Paulo já está fervilhante de shows, exposições, estreias no cinema e no teatro.
Para renovar os votos de dias melhores para 2023, Ivan Lins sobe aos palcos com o show “A gente merece ser feliz”. O diretor Steven Spielberg, um dos grandes vencedores do Globo de Ouro de 2023, estreia o seu filme premiado inspirado em sua própria história, ilustrando a magia do cinema.
Quem gosta de arte não pode perder a chance de ver o trabalho da escultura Liuba. E, para nos lembrar que o tempo é inexorável, a peça “Três mulheres altas” volta aos palcos paulistanos.
O Metrópoles ainda selecionou dicas para quem não quer sair casa. Confira.
Cinema
Os Fabelmans
A produção foi uma das grandes vencedoras do Globo de Ouro, que aconteceu nesta semana. Levou os prêmios de Melhor Filme Dramático e Direção. Inspirado na história do diretor Steven Spielberg, o longa acompanha a vida do aspirante a cineasta Sammy Fabelman. Um dia, Sammy descobre um segredo de família, que o leva a conhecer o poder dos filmes em trazer à tona a verdade sobre os outros e nós mesmos.
Dir.: Steven Spielberg. Biografia, Drama, 2h31min. Em cartaz nos cinemas
Exposição
Liuba – Corpo Indomável
Essa exposição é uma oportunidade rara de ver um expressivo conjunto de obras (cerca de 200) da escultora de origem búlgara Liuba Wolf (1923-2005), que viveu e morreu no Brasil. A exposição apresenta trabalhos em um arco temporal de 50 anos, indo dos bustos dos anos 1940 até seus últimos trabalhos, da década de 1990. O trabalho escultórico de Liuba impressiona pela densidade e presença das peças robustas, que também apontam uma certa leveza nos movimentos das figuras.
MUBE: Rua Alemanha, 221, Jardim Europa. Ter./dom.: 11h/17h. site: mube.space. Gratis. Até 5/2.
Show
Ivan Lins – “A gente merece ser feliz”
No começo de cada ano, as pessoas costumam renovar a fé na vida. Com o show “A gente merece ser feliz”, Ivan Lins propõe que chegou o momento de viver “Um novo tempo”, como enuncia um de seus grandes sucessos. Para as pessoas cantarem alto, espantarem seus males e começarem 2023 bem feliz, no palco, o músico vai relembrar os hits de seus 50 anos de carreira.
Sábado (14/1). Teatro J. Safra: Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda. Site: teatrojsafra.com.br. Ingressos a partir de R$ 80.
Teatro
Três Mulheres Altas
As atrizes Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill estão de volta aos palcos com o clássico de Edward Albee (1928-2016). Em cena, as atrizes interpretam três mulheres: A (Suely Franco), B (Deborah Evelyn) e C (Nathalia Dill). Enquanto A, a mais velha, tenta repassar suas memórias para B, sua cuidadora, C, a mais jovem, administra os bens e recursos da idosa. A convivência entre as três causa atritos, que fazem o público refletir sobre a passagem do tempo e o envelhecimento.
Teatro Tuca: Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes. Sex.: às 21h; sáb.: 20h; dom.: 17h. Site: teatrotuca.com.br. Ingressos a partir de R$ 35. Até 12 de fevereiro.
Em casa
Áudio
Trilha sonora de O Guarda-Costas
Nesta semana também chegou aos cinemas a cinebiografia de Whitney Houston, “I wanna dance with somebody”. A trilha sonora do filme está repleta de sucessos da cantora, mas falta uma música: “I have nothing”. Por isso, a dica é a trilha de “O Guarda-Costas” (1992), estrelado por Whitney e Kevin Costner. Aliás, “I have nothing” foi indicada ao Oscar de melhor canção na edição de 1993.
Disponível no Spotify, Apple music e Deezer.
Livro
Do que eu falo quando falo de corrida
Todo ano a mesma promessa se repete: vou fazer exercícios com regularidade. Para te ajudar a tirar a meta do papel, a dica é o livro: “Do que eu falo quando falo de corrida”. Na obra, o escritor japonês Haruki Murakami conta como começou a correr e vai além, mostrando como sua vida de atleta o ajudou na carreira de escritor.
“Correr todo dia é uma espécie de corda de segurança para mim, então não vou largar isso só porque estou muito ocupado. Se costumasse usar o fato de estar ocupado como desculpa para não correr, nunca mais correria. Tenho apenas alguns motivos para continuar a correr, e um caminhão deles para desistir. Tudo que tenho a fazer é manter esses poucos motivos muito bem-cuidados.”
Do que eu falo quando falo de corrida, de Haruki Murakami. Alfaguara, 152 páginas.
Streaming
Som&Fúria
Exibida na TV Globo em 2009, a série chega agora à Globoplay. A produção mostra o cotidiano de uma companhia teatral paulista habituada a montar clássicos, especialmente textos de Shakespeare. Ao acompanhar a vida dos atores fora dos palcos, a série joga luz nas sombras — fofocas, intrigas, conflito de egos e paixões. Som&Fúria marca a volta de Felipe Camargo como protagonista na Globo e o elenco traz ainda Andréa Beltrão, Pedro Paulo Rangel e Rodrigo Santoro.
Dir.: Fernando Meirelles. Série de 12 episódios. Disponível na Globoplay.