Agenda Cultural: Para entrar em 2023 com muita arte
Dicas de cinema, exposição e show gratuito na Paulista; quem prefere o sofá: livro, música e filme no streaming
atualizado
Compartilhar notícia
O ano só acaba quando termina. Ainda dá tempo de pegar um cineminha, ver uma exposição e começar ler um livro.
Para você entrar em 2023 bem cult, o Metrópoles selecionou uma mostra que discute o legado da Semana de Arte Moderna de 1922; um livro para te incentivar a cuidar da saúde mental em 2023; uma estreia no cinema para você dar risada antes do ano acabar; um álbum de um cantor que deixou saudade em 2022; dica de filme no steaming para toda família; e claro: a volta do Réveillon na Paulista. Confira!
Exposição
Um século agora
O ano de 2022 marcou o centenário da Semana de Arte Moderna. A exposição “Um século agora”, com curadoria de Júlia Rebouças, Luciara Ribeiro e Naine Terena, apresenta um panorama atual da arte e da cultura produzida no Brasil, discutindo como o evento de 1922 reverbera na produção dos artistas hoje em dia. Destaque para os trabalho de Lídia Lisboa, davi de jesus do nascimento, Luana Vitra e José Bezerra
Itaú Cultural: Av. Paulista, 149 – Bela Vista. Ter./sex.: 11h/20h. Site: itaucultural.org.br. Grátis. Até 2 de abril de 2023.
Show
Réveillon da Paulista
Depois de dois anos, a avenida Paulista volta a ser o local da virada dos paulistanos. Os shows começam às 17h, com apresentação de Fafá de Belém. Quem fará a contagem regressiva para 2023 será o cantor Leonardo. Confira a programação completa de shows da noite do dia 31/12. Grátis!
Cinema
Como agradar uma mulher
Se foi ao cinema trocar os presentes de Natal, aproveite para pegar um cinema e dar risada. Nesta comédia, Gina (Sally Phillips) ganha das amigas um presente de aniversário inesperado: um homem para satisfazê-la como ela preferir. Ela pede para o homem… limpar a casa! Demitida no dia seguinte, Gina resolve empreender. Inspirada na ideia do gigolô que limpou sua casa, ela cria um serviço de “limpeza sexy”.
Direção: Renée Webster. Austrália, 2022. Em cartaz nos cinemas.
Em casa
Livro
Talvez você deva conversar com alguém
Em 2022, a OMS classificou a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional que surge por causa do trabalho. Que tal começar o ano de 2023 cuidando da Saúde Mental? A psicóloga Lori Gottlieb foi durante muitos anos roteirista de TV. Talvez por isso ela consiga amarrar as histórias e construir tão bem as personagens desse livro. A partir de sua experiência como terapeuta, ela costura as vivências às dos pacientes, oferecendo um relato leve e afetuoso sobre questões universais da vida – e como a terapia pode ajudar um bocado a superá-las.
Trecho:
Outro paciente lamentou, recentemente: “Não seria bom ser uma dessas pessoas que não pensam demais em nada, que só seguem o fluxo, que vivem uma vida não analisada?”. Lembro-me de dizer que havia uma diferença entre analisar e ruminar, e que se somos apartados dos nossos sentimentos, apenas deslizando pela superfície, não conseguimos paz ou alegria, conseguimos apatia.
Talvez você deva conversar com alguém, de Lori Gottlieb. Editora Vestígio, 448 páginas, 2020. R$ 79.
Música
“O futuro pertence à… Jovem Guarda”, de Erasmo Carlos
O ano de 2022 foi cheio de perdas significativas para a música brasileira. O último disco de Erasmo Carlos é uma homenagem à jovem guarda. Em “O futuro pertence à… Jovem Guarda”, o gigante gentil relembra os clássicos com uma roupagem nova e acústica. Destaques para “Volta”, “O Ritmo da Chuva”, e “Nasci para chorar”. Uma excelente trilha para receber 2023. Disponível em diversos aplicativos de áudio.
Filme
Pinóquio, de Guillermo del Toro
Dizem que os clássicos não envelhecem. Mas o diretor Guillermo Del Toro deu uma nova roupa mais interessante ao conto de fadas “Pinóquio”. A história da marionete que sonha em se transformar em um menino de verdade questiona “o que é ser bom?” e nos faz refletir: os nossos desejos são nossos mesmo ou são sobre o que os outros esperam de nós? Uma diversão para toda família. Disponível na Netflix.