Rolex de R$ 60 mil é roubado de passageira no aeroporto; 3 são presos
Trio suspeito de integrar quadrilha especializada em roubar relógios de luxo de passageiros foi preso na manhã desta quarta-feira (8/11)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (8/11), três suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubar relógios de luxo, após passageiros desembarcarem do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana.
O bando, segundo apurado pelo Metrópoles, rouba vítimas ao menos desde setembro deste ano. Os suspeitos presos foram levados para a delegacia do aeroporto da Grande São Paulo, onde permaneciam até a publicação desta reportagem. A defesa deles não foi localizada.
A reportagem localizou dois boletins de ocorrência, feitos por vítimas no mês passado. A polícia investiga se o trio preso também está ligado a esses crimes.
Em um dos casos, uma empresária de 43 anos teve um Rolex — avaliado em R$ 60 mil — roubado logo após ela desembarcar de um voo procedente da Alemanha, por volta das 6h do dia 18 de outubro.
Ela relatou, em depoimento à Polícia Civil de Guarulhos, que foi abordada por um criminoso armado, em uma moto, quando iria entrar em seu carro, junto com a família, no estacionamento do aeroporto.
Segundo a vítima, o criminoso usava uma mochila de entregas, semelhante à de entregadores de aplicativo. Apontando a arma para a empresária, o ladrão teria falado: “Não vou te matar, só me dá o seu relógio.”
A placa da moto usada pelo criminoso foi identificada, com base no sistema de monitoramento com câmeras. Porém, foi constatado que a placa era falsa, pois originalmente pertencia a um carro.
Outro roubo
No último dia 31, um homem de 41 anos também teve o Rolex roubado após desembarcar no aeroporto de Guarulhos. O modelo e o valor do relógio de luxo não foram especificados.
Ele foi abordado por um criminoso, também em uma moto, quando já estava dentro de um táxi, circulando pela região do Jardim Paulista, na zona oeste da capital paulista. O ladrão só levou o Rolex da vítima.
O Metrópoles apurou que há ao menos outros dois casos ocorridos, desde setembro, nos quais passageiros tiveram relógios de luxo roubados após desembarcarem no aeroporto internacional.
A Polícia Civil segue investigando o bando, para localizar mais vítimas e eventuais relações entre os crimes.
Roubos explodem 650% no aeroporto
Os roubos aumentaram em 650% no aeroporto de Guarulhos quando comparados os quatro crimes do tipo, registrados entre janeiro e setembro de 2021, com os 30 casos do mesmo período deste ano. Em relação aos 14 roubos ocorridos nos oito primeiros meses de 2022, o aumento foi de 114%. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo.
Os furtos também registraram alta. Foram 215 casos, entre janeiro e setembro de 2021, ante 963 no mesmo período de 2023, um crescimento de 347%. Em relação às 530 ocorrências de 2022, a alta foi de 81%.