metropoles.com

Roger do Ultraje faz acordo e postará contra abuso sexual infantil

Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, assinou acordo com o MPSP, após postar que menina de 11 anos, vítima de estupro, deveria “parar de meter”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Imagem mostra o música Roger Moreira, um homem com guitarra vestindo um camiseta azul e um boné marrom - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra o música Roger Moreira, um homem com guitarra vestindo um camiseta azul e um boné marrom - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo — O vocalista do Ultraje a Rigor, Roger Moreira, assinou um acordo com o Ministério Público de São Paulo e vai publicar posts sobre o combate ao abuso sexual infantil. A medida faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta, após um inquérito que investigou o músico por divulgar, na rede social X (antigo Twitter), comentário envolvendo uma menina de 11 anos, vítima de estupros e grávida pela segunda vez.

“Agora vê se para de meter. Ou pelo menos usa camisinha, porra!”, disse Roger, em setembro do ano passado, ao comentar uma reportagem sobre o caso.

O inquérito seguiu pela Promotoria da Infância e Juventude da capital. A promotora Luciana Bergamo usou como base uma manifestação do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial (NAT).

“A alegação de consentimento por parte da criança e do adolescente nas eventuais práticas sexuais deve ser sempre questionada e contextualizada, uma vez que elas/eles são considerados seres humanos em condição peculiar de desenvolvimento, quando a capacidade de autonomia para consentir ou não ainda está em processo de construção”, diz.

Segundo o MPSP, Roger deverá postar no X e Facebook dois lotes de sete publicações, em dois períodos diferentes, sendo uma postagem por dia, durante sete dias consecutivos. O conteúdo das postagens foi definido no TAC e citam o estímulo a denúncias de violência sexual contra menores de 18 anos, sinais apresentados pelas vítimas e avanços na legislação sobre o tema.

O músico tem 1,4 milhão de seguidores no X e 60 mil no Facebook. Roger pagará também R$ 60 mil por dano moral difuso, valor que será direcionado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A homologação do acordo depende do Conselho Superior do Ministério Público.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?