metropoles.com

Rodízio de veículos em SP está suspenso a partir desta segunda-feira

Suspensão do rodízio de veículos em SP vale até o dia 10 de janeiro de 2025. Restrições para veículos pesados, no entanto, continuam valendo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/Metrópoles
Imagem mostra o trânsito na Avenida 23 de Maio; rodízio de veículos - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra o trânsito na Avenida 23 de Maio; rodízio de veículos - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo — O rodízio de carros na cidade de São Paulo está suspenso a partir desta segunda-feira (23/12). Segundo a Prefeitura da capital, até o dia 10 de janeiro de 2025, todos os veículos de passeio, independentemente da placa, poderão circular livremente.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito destaca que as regras do rodízio vão continuar valendo normalmente para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Ainda segundo a Prefeitura, o rodízio de veículos volta a vigorar normalmente a partir de 13 de janeiro, uma segunda-feira. Aos finais de semana, as regras que limitam o número de carros no trânsito não são válidas.

Como funciona

Vale lembrar que o rodízio restringe a circulação de veículos no Minianel Viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h. O objetivo é reduzir o trânsito na capital.

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no centro expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, Avenida Tancredo Neves, Rua das Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Confira as placas impedidas de circular de acordo com o dia de rodízio:

  • Segundas: placas com finais 1 e 2
  • Terças: placas com finais 3 e 4
  • Quartas: placas com finais 5 e 6
  • Quintas: placas com finais 7 e 8
  • Sextas: placas com finais 9 e 0

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CETSP), a multa para os motoristas que infringem as determinações do rodízio é de R$ 130,16, com um acréscimo de quatro pontos na carteira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?