Rodízio de veículos é retomado nesta segunda (9/1) em São Paulo
A restrição para a circulação de veículos de acordo com a placa voltará a vigorar na segunda-feira (9/1) em São Paulo; multa é de R$ 130,16
atualizado
Compartilhar notícia
Atenção, motorista: o rodízio de veículos em São Paulo será retomado nesta segunda-feira (9/1). A restrição para a circulação de carros, caminhões, ônibus e motocicletas estava suspensa desde 26/12 do ano passado, em razão das festas de final de ano.
A regra impede a circulação no centro expandido de veículos em horários de pico de dias úteis, de acordo com o final da placa. O rodízio vale das 7h às 10h, e depois das 17h às 20h. Na segunda-feira, não poderão transitar nos horários indicados os veículos com placas de final 1 e 2.
Demais restrições, como Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), não foram suspensas no final do ano e seguirão vigentes.
O centro expandido inclui os bairros centrais da cidade englobados na área entre as marginais Pinheiros e Tietê, no chamado minianel viário. O site da prefeitura de São Paulo tem a indicação exata, no mapa, da zona do rodízio.
Veja abaixo os dias de restrição do rodízio para cada final de placa:
- Segunda-feira: estão proibidos de circular veículos com placas de final 1 e 2;
- Terça-feira: estão proibidos de circular veículos com placas de final 3 e 4;
- Quarta-feira: estão proibidos de circular veículos com placas de final 5 e 6;
- Quinta-feira: estão proibidos de circular veículos com placas de final 7 e 8
- Sexta-feira: estão proibidos de circular veículos com placas de final 9 e 0.
Multa
A legislação da cidade prevê multa para os motoristas flagrados circulando durante o horário do rodízio. A penalidade gera uma infração média, de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e multa no valor de R$ 130,16.