metropoles.com

Rio Pinheiros amanhece verde nesta segunda. Entenda o que aconteceu

O rio Pinheiros, que nasce do encontro do Rio Guarapiranga com o Rio Grande e deságua no rio Tietê, amanheceu com a coloração diferente

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ G1
Cetesb explicou que a coloração verde do Rio Pinheiros nesta segunda-feira (9/9) está associada com a presença de algas - Metrópoles
1 de 1 Cetesb explicou que a coloração verde do Rio Pinheiros nesta segunda-feira (9/9) está associada com a presença de algas - Metrópoles - Foto: Reprodução/ G1

São Paulo — Nesta segunda-feira (9/9), o Rio Pinheiros, em São Paulo, que nasce do encontro do Rio Guarapiranga com o Rio Grande e deságua no rio Tietê, amanheceu verde.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) explicou que o fenômeno aconteceu por conta da junção do período seco com a forte estiagem, que diminuiu significativamente as contribuições dos afluentes do rio. A vazão, então, estava muito baixa na calha principal e favoreceu a proliferação de algas, devido às elevadas concentrações de nutrientes.

Segundo nota enviada ao Metrópoles, a companhia afirmou que está em alerta e monitorando as condições de qualidade dos rios e represas.

Alguns internautas usaram o Instagram para comentar sobre a coloração esverdeada do Rio Pinheiros nesta segunda.

Veja:

Além disso, nesta segunda, a cidade de São Paulo registrou a pior qualidade de ar do mundo. Segundo o site suíço IQAir, a capital paulista registrou 160 pontos no índice. De acordo com o portal, de 0-50, a avaliação é boa; de 51-100, moderada; de 101-150, insalubre para grupos sensíveis; de 151-200, insalubre; de 201-300, muito insalubre; e de 301 para cima, perigoso.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Cetesb, explicou que, por conta do período seco, agravado pela forte estiagem, a vazão do Rio Pinheiros diminuiu significativamente, favorecendo a proliferação de algas devido às concentrações de nutrientes em relação à pouca água no rio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?