metropoles.com

Rio Pinheiros retoma operações de bombeamento nesta sexta-feira

Governo de São Paulo anuncia retomada no bombeamento do Rio Pinheiros. Medida visa reduzir a concentração de algas que deixaram água verde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Governo de São Paulo
Governo de São Paulo anuncia retomada no bombeamento do Rio Pinheiros. Medida visa melhorar reduzir as algas que deixaram a água verde - Metrópoles
1 de 1 Governo de São Paulo anuncia retomada no bombeamento do Rio Pinheiros. Medida visa melhorar reduzir as algas que deixaram a água verde - Metrópoles - Foto: Divulgação/ Governo de São Paulo

São Paulo — As operações de bombeamento no Rio Pinheiros, que conecta a zona sul de São Paulo à zona oeste, serão retomadas nesta sexta-feira (27/9). A medida já havia sido adotada pelo governo do estado no último dia 10 para aumentar a vazão do rio e tinha sido suspensa depois que a qualidade da água melhorou.

Por causa do baixo volume, a água do Pinheiros tem apresentado coloração esverdeada. Isso acontece por causa da proliferação de algas, por sua vez ocasionada pela onda de forte calor e estiagem.

O governo retomou a operação após ter anunciado a suspensão nessa quinta-feira (26/9). A Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) informaram que o bombeamento acontece das 6h às 18h desta sexta-feira. A ação deve ser repetida até domingo (29/9).

A Semil informou ao Metrópoles, por meio de nota, que as chuvas da semana passada tinham aliviado a situação e melhorado consideravelmente a qualidade da água, o que fez com que o bombeamento fosse suspenso até quinta-feira.

Porém, com o retorno da estiagem, o Pinheiros voltou a ficar verde e o bombeamento se fez necessário novamente.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) explicou que o fenômeno aconteceu por conta da junção do calor com a forte estiagem, o que diminuiu significativamente as contribuições dos afluentes do rio. A vazão, então, ficou muito baixa na calha principal e favoreceu a proliferação de algas, devido às elevadas concentrações de nutrientes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?