Ricardo Nunes dá posse a novos secretários e foca discurso na periferia
Cerimônia no Theatro Municipal marcou início do novo mandato do emedebista no comando da capital paulista
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), deu posse nesta quarta-feira (1º/1) aos novos secretários para o seu segundo mandato em cerimônia no Theatro Municipal, na região central da cidade.
O evento ocorreu logo após a sessão de posse de Nunes, do vice Mello Araújo (PL) e dos 55 vereadores eleitos, realizado na Câmara Municipal.
O prefeito começa o novo mandato com uma equipe composta por 23 secretarias, três secretarias executivas e uma especial (Comunicação), além da Controladoria-Geral do Município e Procuradoria-Geral do Município (veja abaixo a lista completa).
Do total, 17 nomes já faziam parte do governo municipal, sendo que 12 permaneceram nos seus cargos e 5 foram remanejados para outras pastas .
Também houve mudanças nos nomes de algumas secretarias. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito passou a ser Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade. Já a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana virou Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito.
Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura passou a se chamar Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Outra alteração foi na Secretaria Executiva de Entregas Prioritárias, que passou a ser Secretaria Executiva de Planejamento e Eficiência.
No discurso feito no Theatro, o segundo após ser empossado, Nunes fez uma fala mais emotiva, narrando sua origem no extremo sul da cidade e focando na periferia.
“Quero dizer que esse prefeito, cria da periferia, vai usar a cabeça para fazer com que essa grande estrutura chamada Prefeitura de São Paulo possa funcionar para trabalhar e atender. Mas o coração deste prefeito tem endereço, e esse endereço é a periferia de São Paulo”, declarou com a voz embargada
No começo do evento, um telão exibiu uma breve biografia de Ricardo Nunes e exaltou números e ações do seu primeiro mandato.
Estavam presentes na cerimônia o vice-prefeito, Mello Araújo, o cardeal Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, o desembargador Silmar Fernandes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e o procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.
O novo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Teixeira (União Brasil), eleito na tarde desta quarta, chegou no meio do discurso do prefeito e foi saudado por Nunes.
Nesta segunda-feira (2/1), Ricardo Nunes fará a primeira reunião do novo secretariado. No encontro, devem ser ser discutidos o Programa de Metas e as prioridades dos primeiros cem dias da gestão.
Veja quem são os novos secretários da Prefeitura de São Paulo:
- Governo Municipal – Edson Aparecido
- Casa Civil – Enrico Misasi
- Justiça – Eunice Prudente
- Fazenda – Luis Felipe Vidal Arellano
- Infraestrutura Urbana e de Obras – Marcos Monteiro
- Saúde – Luiz Carlos Zamarco
- Assistência e Desenvolvimento Social – Eliana Gomes
- Transporte e Mobilidade Urbana – Celso Caldeira
- Esportes e Lazer – Rogério Lins
- Educação – Fernando Padula
- Cultura e Economia Criativa – Totó Parente
- Habitação – Sidney Cruz
- Verde e Meio Ambiente – Rodrigo Ashiuchi
- Desenvolvimento Econômico e Trabalho – Rodrigo Goulart
- Segurança Urbana – Orlando Morando
- Subprefeituras – Fabricio Cobra
- Pessoa com Deficiência – Silvia Grecco
- Direitos Humanos e Cidadania – Regina Santana
- Urbanismo e Licenciamento – Bete França
- Inovação e Tecnologia – Milton Vieira
- Relações Internacionais – Ângela Gandra
- Gestão – Marcela Arruda
- Turismo – Rui Alves
- Comunicação (Secretaria Especial) – Fábio Portela
- Procuradoria-Geral: Luciana Nardi
- Controladoria-Geral: Daniel Falcão
- Mudanças Climáticas (Secretaria Executiva) – José Renato Nalini
- Planejamento e Eficiência (Secretaria Executiva) – Clodoaldo Pelissioni
- Mobilidade e Trânsito (Secretaria Executiva) – Gilmar Pereira Miranda