metropoles.com

Ricardo Nunes bate o martelo e indica secretário da Fazenda ao TCM

Após acordo com o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, prefeito Ricardo Nunes decide indicar Ricardo Torres para o TCM

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Fotografia colorida de Ricardo Nunes, homem de cabelos e barba pretos com o semblante sério - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Ricardo Nunes, homem de cabelos e barba pretos com o semblante sério - Metrópoles - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo — O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), bateu o martelo e vai indicar nesta sexta-feira (16/6) seu secretário da Fazenda, Ricardo Torres, para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM), órgão que fiscaliza os gastos da Prefeitura de São Paulo.

Nunes tinha como sua preferência a advogada Marcela Arruda, secretária de Gestão, e era pressionado nos bastidores pelo presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), que reivindicava a indicação de seu filho, o deputado estadual Milton Leite Filho (União).

O prefeito não queria indicar o deputado, enquanto o vereador vetava o nome da secretária. A divergência desgastou a relação entre os dois, que são aliados políticos.

Na manhã desta sexta-feira (16/6), eles se encontraram e chegaram a um acordo pela indicação de Ricardo Torres, que era a segunda opção do prefeito. Marcela, inclusive, viajou de férias para os Estados Unidos.

A cadeira no TCM está vaga desde o dia 30 de maio, com a aposentadoria do conselheiro Maurício Faria. Pela lei, Nunes tem 15 dias para indicar o sucessor à Câmara, a quem cabe aprovar o nome em votação no plenário.

Como ele perdeu o prazo, que expirou nessa quinta-feira (15/6), Milton Leite cogitou questionar a prerrogativa do prefeito em fazer a indicação fora do prazo e cogitou nomear diretamente pela Câmara.

Pela regra, o prefeito tem a prerrogativa de indicar dois e a Câmara Municipal, três dos cinco conselheiros do TCM. A sucessão de Maurício Faria, que foi indicado pela ex-prefeita Marta Suplicy em 2022, compete a Ricardo Nunes. Mas o nome precisa ser aprovado pela Câmara, comandada por Milton Leite.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?