metropoles.com

Ribeirão Preto: 687 votos decidem 2º turno mais acirrado de SP

Ricardo Silva (PSD) venceu Marco Aurélio (Novo) em Ribeirão Preto com uma diferença de 0,26% dos votos válidos na cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem / Divulgação
Imagem colorida mostra homem branco, camisa azul e terno preto em fundo escuro, à esquerda. À direita, homem branco, grisalho, de óculos e vestindo camisa azul
1 de 1 Imagem colorida mostra homem branco, camisa azul e terno preto em fundo escuro, à esquerda. À direita, homem branco, grisalho, de óculos e vestindo camisa azul - Foto: Montagem / Divulgação

São Paulo — Com uma diferença de apenas 687 votos entre o primeiro e o segundo colocado, a cidade de Ribeirão Preto teve o segundo turno mais acirrado de todo o estado de São Paulo.

O candidato eleito, Ricardo Silva (PSD), recebeu 131.421 votos, enquanto Marco Aurélio (Novo), pontuou 130.734. A diferença entre os dois representa apenas 0,26% dos votos válidos na cidade.

O resultado em Ribeirão Preto se destaca também pela alta taxa de abstenção: 179.759 eleitores deixaram de votar neste domingo (27/10), um número superior aos votos válidos recebidos pelo candidato eleito, Ricardo Silva. Com disso, a cidade registrou a maior taxa de abstenção no estado.

Mesmo com a derrota, o resultado de Marco Aurélio sinaliza para a relevância adquirida pelo partido Novo na cidade, repetindo uma surpresa que começou ainda no primeiro turno, em 6 de outubro.

Reviravolta

No início da disputa eleitoral, as pesquisas de intenções de votos sinalizavam para a possibilidade de Ricardo Silva ser eleito ainda no primeiro turno.

Silva, que é deputado federal e já havia disputado a Prefeitura da cidade nas eleições de 2020, foi apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e reuniu uma coligação com os partidos PRD, PSD, Solidariedade, PDT, Republicanos, MDB, PL, Avante e PSB. Em razão das alianças, candidatos de outras legendas chegaram a desistir de disputar o pleito.

No primeiro turno, contudo, Ricardo Silva recebeu 48,44% dos votos, e Marco Aurélio, 24,94%, levando a necessidade de realização do segundo turno. Com o apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Marco Aurélio cresceu até chegar ao resultado de 49,87% dos votos válidos no segundo turno.

5 mil votos decidem em Limeira

Além de Ribeirão Preto, a cidade de Limeira, também no interior de São Paulo, teve a segunda eleição mais disputada do estado. Por lá, Murilo Félix (Podemos) venceu com uma diferença de 5.514 em relação à Betinho Neves (MDB), o que representa 3,76% dos votos válidos na cidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?