metropoles.com

Réveillon na Paulista: veja programação completa e dicas para a festa

Saiba quem se apresenta na festa deste ano e confira as informações sobre os horários, funcionamento do transporte público e segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edson Lopes / Prefeitura de SP
imagem colorida mostra fogos no céu da avenida paulista em reveillon de 2022 para 2023 - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra fogos no céu da avenida paulista em reveillon de 2022 para 2023 - metrópoles - Foto: Edson Lopes / Prefeitura de SP

São Paulo – A tradicional festa de Réveillon na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, começa às 17h deste domingo (31/12). Entre os shows confirmados estão as apresentações da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó e da cantora Claudia Leitte. A expectativa é de que 2 milhões de pessoas participem do evento.

Para te ajudar a se programar para a festa, o Metrópoles separou as principais informações sobre o Réveillon, como o horário das atrações e o funcionamento do transporte público durante a madrugada. Confira:

4 imagens
Expectativa é de que 2 milhões de pessoas participem do evento
Comemorações vão até a madrugada do dia 1º de janeiro
Festa de Ano Novo na Paulista é tradição em São Paulo
1 de 4

Réveillon na Av. Paulista terá fogos silenciosos

Edson Lopes / Prefeitura de SP
2 de 4

Expectativa é de que 2 milhões de pessoas participem do evento

Edson Lopes / Prefeitura de SP
3 de 4

Comemorações vão até a madrugada do dia 1º de janeiro

Edson Lopes / Prefeitura de SP
4 de 4

Festa de Ano Novo na Paulista é tradição em São Paulo

Edson Lopes / Prefeitura de SP

A entrada é livre?

O Revéillon na Paulista é totalmente gratuito, mas haverá revista e controle de entrada para acessar a área reservada para os shows.

Não será permitida a entrada com objetos cortantes ou pontiagudos, vidros, fogos de artifício, coolers e isopores de bebidas, guarda-chuva, engradados de bebidas, armas, latas e garrafas. A única exceção é para as garrafas plásticas de água, que estão liberadas.

O público poderá acessar o espaço a partir das 16h.

Onde ficará o palco?

O palco foi montado entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra. Neste ano, ele trará uma cenografia que homenageia pontos famosos de São Paulo, como a Estação da Luz, a Catedral da Sé e o Farol Santander.

Como chegar à Paulista?

A melhor forma para chegar à festa é de transporte público. A Avenida Paulista é cortada por estações da Linha 2-Verde do Metrô e fica bem próxima da Linha 4-Amarela da ViaQuatro. Ambas as linhas terão operação especial neste Réveillon (veja mais detalhes no próximo tópico).

Quem preferir ir de ônibus precisa ficar atento às mudanças nos itinerários. Segundo a Prefeitura de São Paulo, 48 linhas de ônibus que passam pela Paulista terão o trajeto alterado por causa da festa e farão um caminho alternativo. Para consultar quais são elas é só acessar o site da SPTrans neste link. 

Quem for de carro encontrará interdições nos dois sentidos da Paulista, entre as ruas Teixeira da Silva e da Consolação, durante todo o dia. A liberação completa da via acontece apenas na segunda-feira (1º/1) a partir das 6h.

Como vão funcionar as linhas de trem e metrô?

As estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp, da Linha 2-Verde do Metrô, ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada, assim como as estações Paulista e Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela.

Por questões de segurança, a estação Consolação da Linha 2-Verde, que fica próxima ao palco, será fechada para embarque às 16h do domingo (31/12) e reabrirá às 4h40 de segunda-feira (1º/1). O desembarque será direcionado à estação Paulista, da Linha 4-Amarela.

Nas demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata será possível embarcar e desembarcar até as 2h da manhã do dia 1°. Depois desse horário, as estações continuarão abertas apenas para o desembarque dos passageiros.

Todas as estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade funcionarão normalmente até meia-noite neste domingo. Após este horário, os passageiros poderão apenas fazer desembarque e transferências. O mesmo vale para as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.

 

Como vão funcionar os ônibus?

No caso dos ônibus, com exceção das 48 linhas que sofrerão desvios por passarem na Paulista, a operação será normal na cidade. Durante a madrugada, os passageiros poderão usar as linhas noturnas da cidade.

A tarifa será gratuita tanto no domingo quanto na segunda-feira.

Como será a segurança do evento?

A segurança da região será reforçada, com a presença de 1,6 mil policiais, 350 guardas civis municipais (GCMs) e 700 seguranças privados. Outros 150 GCMs ficarão a postos para se deslocar para a Paulista em caso de necessidade e quatro bases móveis vão circular pela região durante a noite.

Segundo o governo estadual, a Polícia Militar também utilizará drones e o helicóptero Águia para monitorar a avenida.

Vai ter queima de fogos?

Sim. A Prefeitura anunciou que haverá queima de fogos de artifício com materiais mais silenciosos para não afetar as pessoas do espectro autista, bebês, idosos e animais de estimação.

5 imagens
O sertanejo revelou o motivo da recusa no Sabadou, do SBT
Claudia Leitte lançou música Liquitiqui
Filho de Simonal, Simoninha é um dos criadores do show com sucessos do pai, o "Baile do Simonal"
Ellen Oléria é um das atrações confirmadas para o evento
1 de 5

Chitãozinho & Xororó apresentam na sexta (7/6) no Festival "Salve o Sul"

Divulgação
2 de 5

O sertanejo revelou o motivo da recusa no Sabadou, do SBT

Fotos: Van Campos/Agnews
3 de 5

Claudia Leitte lançou música Liquitiqui

Instagram/Reprodução
4 de 5

Filho de Simonal, Simoninha é um dos criadores do show com sucessos do pai, o "Baile do Simonal"

Frâncio de Holanda
5 de 5

Ellen Oléria é um das atrações confirmadas para o evento

Reprodução/Instagram/ Francisco Lima

Qual a programação dos shows?

O line-up da festa começa às 17h ao som do DJ Cranmarry e uma playlist que traz à tona o universo do mundo pop. O DJ também comandará os intervalos entre as demais apresentações.

Às 18h, é a vez do ritmo sertanejo ocupar a Paulista com Zezé Di Camargo. No show solo, o goiano traz as canções de seu trabalho mais recente, o projeto “Rústico”.

Na sequência, às 19h, os cantores Ton Carfi e Paloma Possi sobem ao palco com o repertório gospel da noite.

Duas horas depois, às 21h, o axé vai tomar conta da avenida, com a apresentação de Claudia Leitte. Músicas como “Extravasa”, “Amor Perfeito” e “Caranguejo” estão confirmadas. A canção “Liquitiqui”, recém-lançada, também está na playlist do show.

Às 23h, a dupla Chitãozinho e Xororó colocará todos para cantar com sucessos como “Fio de Cabelo” e “Galopeira”. Hino dos karaokês brasileiros, a música “Evidências” será a trilha sonora do momento mais importante da festa: a contagem regressiva para 2024.

Logo depois, à 0h30, o Baile do Simonal agita o público com canções como “Mustang cor de sangue”, “Terezinha”, “Nem vem que não tem” e, é claro, “País Tropical”.

O show criado pelos filhos de Simonal, Simoninha e Max de Castro, terá como convidados Léo Maia, Ellen Oléria e o multi-instrumentista Ivo Meirelles.

Para encerrar a festa com chave de ouro, a atual campeã do carnaval paulistano, Mocidade Alegre, traz o samba para a Avenida Paulista a partir de 1h50. O show terá a participação das passistas, do casal de mestre-sala e porta-bandeira e da bateria Ritmo Puro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?