Réveillon na Paulista: veja programação completa e dicas para a festa
Saiba quem se apresenta na festa deste ano e confira as informações sobre os horários, funcionamento do transporte público e segurança
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A tradicional festa de Réveillon na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, começa às 17h deste domingo (31/12). Entre os shows confirmados estão as apresentações da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó e da cantora Claudia Leitte. A expectativa é de que 2 milhões de pessoas participem do evento.
Para te ajudar a se programar para a festa, o Metrópoles separou as principais informações sobre o Réveillon, como o horário das atrações e o funcionamento do transporte público durante a madrugada. Confira:
A entrada é livre?
O Revéillon na Paulista é totalmente gratuito, mas haverá revista e controle de entrada para acessar a área reservada para os shows.
Não será permitida a entrada com objetos cortantes ou pontiagudos, vidros, fogos de artifício, coolers e isopores de bebidas, guarda-chuva, engradados de bebidas, armas, latas e garrafas. A única exceção é para as garrafas plásticas de água, que estão liberadas.
O público poderá acessar o espaço a partir das 16h.
Onde ficará o palco?
O palco foi montado entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra. Neste ano, ele trará uma cenografia que homenageia pontos famosos de São Paulo, como a Estação da Luz, a Catedral da Sé e o Farol Santander.
Como chegar à Paulista?
A melhor forma para chegar à festa é de transporte público. A Avenida Paulista é cortada por estações da Linha 2-Verde do Metrô e fica bem próxima da Linha 4-Amarela da ViaQuatro. Ambas as linhas terão operação especial neste Réveillon (veja mais detalhes no próximo tópico).
Quem preferir ir de ônibus precisa ficar atento às mudanças nos itinerários. Segundo a Prefeitura de São Paulo, 48 linhas de ônibus que passam pela Paulista terão o trajeto alterado por causa da festa e farão um caminho alternativo. Para consultar quais são elas é só acessar o site da SPTrans neste link.
Quem for de carro encontrará interdições nos dois sentidos da Paulista, entre as ruas Teixeira da Silva e da Consolação, durante todo o dia. A liberação completa da via acontece apenas na segunda-feira (1º/1) a partir das 6h.
Como vão funcionar as linhas de trem e metrô?
As estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp, da Linha 2-Verde do Metrô, ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada, assim como as estações Paulista e Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela.
Por questões de segurança, a estação Consolação da Linha 2-Verde, que fica próxima ao palco, será fechada para embarque às 16h do domingo (31/12) e reabrirá às 4h40 de segunda-feira (1º/1). O desembarque será direcionado à estação Paulista, da Linha 4-Amarela.
Nas demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata será possível embarcar e desembarcar até as 2h da manhã do dia 1°. Depois desse horário, as estações continuarão abertas apenas para o desembarque dos passageiros.
Todas as estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade funcionarão normalmente até meia-noite neste domingo. Após este horário, os passageiros poderão apenas fazer desembarque e transferências. O mesmo vale para as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.
Como vão funcionar os ônibus?
No caso dos ônibus, com exceção das 48 linhas que sofrerão desvios por passarem na Paulista, a operação será normal na cidade. Durante a madrugada, os passageiros poderão usar as linhas noturnas da cidade.
A tarifa será gratuita tanto no domingo quanto na segunda-feira.
Como será a segurança do evento?
A segurança da região será reforçada, com a presença de 1,6 mil policiais, 350 guardas civis municipais (GCMs) e 700 seguranças privados. Outros 150 GCMs ficarão a postos para se deslocar para a Paulista em caso de necessidade e quatro bases móveis vão circular pela região durante a noite.
Segundo o governo estadual, a Polícia Militar também utilizará drones e o helicóptero Águia para monitorar a avenida.
Vai ter queima de fogos?
Sim. A Prefeitura anunciou que haverá queima de fogos de artifício com materiais mais silenciosos para não afetar as pessoas do espectro autista, bebês, idosos e animais de estimação.
Qual a programação dos shows?
O line-up da festa começa às 17h ao som do DJ Cranmarry e uma playlist que traz à tona o universo do mundo pop. O DJ também comandará os intervalos entre as demais apresentações.
Às 18h, é a vez do ritmo sertanejo ocupar a Paulista com Zezé Di Camargo. No show solo, o goiano traz as canções de seu trabalho mais recente, o projeto “Rústico”.
Na sequência, às 19h, os cantores Ton Carfi e Paloma Possi sobem ao palco com o repertório gospel da noite.
Duas horas depois, às 21h, o axé vai tomar conta da avenida, com a apresentação de Claudia Leitte. Músicas como “Extravasa”, “Amor Perfeito” e “Caranguejo” estão confirmadas. A canção “Liquitiqui”, recém-lançada, também está na playlist do show.
Às 23h, a dupla Chitãozinho e Xororó colocará todos para cantar com sucessos como “Fio de Cabelo” e “Galopeira”. Hino dos karaokês brasileiros, a música “Evidências” será a trilha sonora do momento mais importante da festa: a contagem regressiva para 2024.
Logo depois, à 0h30, o Baile do Simonal agita o público com canções como “Mustang cor de sangue”, “Terezinha”, “Nem vem que não tem” e, é claro, “País Tropical”.
O show criado pelos filhos de Simonal, Simoninha e Max de Castro, terá como convidados Léo Maia, Ellen Oléria e o multi-instrumentista Ivo Meirelles.
Para encerrar a festa com chave de ouro, a atual campeã do carnaval paulistano, Mocidade Alegre, traz o samba para a Avenida Paulista a partir de 1h50. O show terá a participação das passistas, do casal de mestre-sala e porta-bandeira e da bateria Ritmo Puro.