metropoles.com

Retrofit: Edifício Taquari terá moradia após 50 anos só com escritório

Prefeitura de São Paulo autorizou retrofit do Edifício Taquari, no centro da capital paulista; prédio terá 13 andares após reforma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Google Street Views
Imagem colorida de prédio no centro de SP. Imagem é de baixo para cima. Há pichação e grafite na fachada - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de prédio no centro de SP. Imagem é de baixo para cima. Há pichação e grafite na fachada - Metrópoles - Foto: Reprodução/Google Street Views

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo aprovou a transformação do Edifício Taquari, na Avenida Ipiranga, em um conjunto residencial na capital paulista. Esse é o quinto projeto autorizado pela gestão Ricardo Nunes (MDB) para revitalização de prédios antigos do centro, conhecido como retrofit.

Construído em 1972, o Edifício Taquari ficou 50 anos ocupado apenas com escritórios. O empreendimento é da família de Antonio de Toledo Lara, o Conde de Lara, o segundo maior proprietário de imóveis do centro na década de 1910.

Com o retrofit autorizado, o prédio vai passar de 9 para 13 andares. Ao todo, serão 120 apartamentos. Também há previsão de lojas no mezanino e no térreo.

O Edifício Taquari foi projetado pelo escritório do engenheiro Ramos de Azevedo, considerado pioneiro da construção civil em São Paulo. O profissional foi responsável por desenhar prédios icônicos, como o Theatro Municipal, o Mercado Municipal e a Pinacoteca.

O Alvará de Aprovação de Requalificação para o edifício foi concedido em 22 de agosto pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). A previsão é que a reforma dure 10 meses.

Requalifica Centro

O imóvel da Avenida Ipiranga é o quinto a receber um alvará emitido pelo programa de retrofit. Recentemente, a Prefeitura já havia autorizado a reforma no prédio da Telesp. Segundo a gestão Nunes, outros 19 projetos estão sob análise.

A Lei do Retrofit, regulamentada em maio de 2022, é base do programa Requalifica Centro – uma aposta da gestão Nunes para combater a ociosidade de prédios antigos, muitos deles abandonados ou sem uso.

Com benefícios fiscais e possibilidade de ampliar a área construída, o programa é voltado para prédios incluídos em um perímetro de 6,4 km², no centro da capital, que foram construídos até 23 de setembro de 1992.

O primeiro empreendimento aprovado, em março, fica na Rua Aurora e foi construído em 1954 e já possui uma área edificada de 4,4 mil m². Com o retrofit, o empreendimento foi autorizado a construir mais 2,2 mil m² no terreno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?