Retrofit: Edifício Taquari terá moradia após 50 anos só com escritório
Prefeitura de São Paulo autorizou retrofit do Edifício Taquari, no centro da capital paulista; prédio terá 13 andares após reforma
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo aprovou a transformação do Edifício Taquari, na Avenida Ipiranga, em um conjunto residencial na capital paulista. Esse é o quinto projeto autorizado pela gestão Ricardo Nunes (MDB) para revitalização de prédios antigos do centro, conhecido como retrofit.
Construído em 1972, o Edifício Taquari ficou 50 anos ocupado apenas com escritórios. O empreendimento é da família de Antonio de Toledo Lara, o Conde de Lara, o segundo maior proprietário de imóveis do centro na década de 1910.
Com o retrofit autorizado, o prédio vai passar de 9 para 13 andares. Ao todo, serão 120 apartamentos. Também há previsão de lojas no mezanino e no térreo.
O Edifício Taquari foi projetado pelo escritório do engenheiro Ramos de Azevedo, considerado pioneiro da construção civil em São Paulo. O profissional foi responsável por desenhar prédios icônicos, como o Theatro Municipal, o Mercado Municipal e a Pinacoteca.
O Alvará de Aprovação de Requalificação para o edifício foi concedido em 22 de agosto pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). A previsão é que a reforma dure 10 meses.
Requalifica Centro
O imóvel da Avenida Ipiranga é o quinto a receber um alvará emitido pelo programa de retrofit. Recentemente, a Prefeitura já havia autorizado a reforma no prédio da Telesp. Segundo a gestão Nunes, outros 19 projetos estão sob análise.
A Lei do Retrofit, regulamentada em maio de 2022, é base do programa Requalifica Centro – uma aposta da gestão Nunes para combater a ociosidade de prédios antigos, muitos deles abandonados ou sem uso.
Com benefícios fiscais e possibilidade de ampliar a área construída, o programa é voltado para prédios incluídos em um perímetro de 6,4 km², no centro da capital, que foram construídos até 23 de setembro de 1992.
O primeiro empreendimento aprovado, em março, fica na Rua Aurora e foi construído em 1954 e já possui uma área edificada de 4,4 mil m². Com o retrofit, o empreendimento foi autorizado a construir mais 2,2 mil m² no terreno.