metropoles.com

Retorno de Salles fortalece chapa de Nunes com vice ligado a Tarcísio

Retomada da candidatura de Ricardo Salles em SP reforçou aliança eleitoral entre o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de SP
Foto colorida do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com o governador Tarcísio de Freitas ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com o governador Tarcísio de Freitas ao fundo - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

São Paulo — A retomada da pré-candidatura do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) à Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem fortaleceu a aliança eleitoral entre o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Mesmo que Salles viabilize sua candidatura por outro partido, como ele articula, o PL de Jair Bolsonaro perdeu a preferência de Nunes para a vaga de vice, apesar do enorme tempo de TV que o partido comandado por Valdemar Costa Neto tem a oferecer.

Nos bastidores, já é dado como certo que o vice de Nunes será indicado por Tarcísio e deve sair pelo Republicanos, partido do governador. O nome mais cotado no momento é o do secretário-executivo da Segurança Pública, Osvaldo Nico, delegado da Polícia Civil que foi sugerido por Tarcísio a Nunes em agosto.

A ideia de um companheiro de chapa da área da segurança agrada a Nunes. O prefeito acredita que esse será um dos principais temas explorados pelos adversários na campanha do ano que vem e conta com a parceria do governador para enfrentá-lo, especialmente na região central da cidade.

Inicialmente, Nunes negociava a vaga de vice com o PL, com o objetivo de evitar uma candidatura bolsonarista que possa tirar votos que seriam seus no primeiro turno. O prefeito já teve uma série de conversas com Bolsonaro, mas não topou abrir sua chapa para um nome vinculado ao chamado bolsonarismo raiz, com receio de que a rejeição ao ex-presidente na capital atrapalhe seu desempenho.

Diante desse impasse, como o Metrópoles antecipou, Salles retomou sua pré-candidatura a prefeito em setembro, quatro meses após ter anunciado a desistência, com aval de Bolsonaro. O deputado conta com a ajuda do ex-presidente para conseguir deixar o PL e concorrer em 2024 por outro partido sem risco de perder o mandato — Valdemar já teria sinalizado não ver problema na articulação.

O presidente do PL tem dito a aliados que manterá seu apoio à reeleição de Ricardo Nunes mesmo sem a vaga de vice, entendendo que a ala bolsonarista do partido possa embarcar na campanha de Salles.

Embora seja afilhado político de Bolsonaro, Tarcísio já deixou claro que seu apoio a Nunes não tem volta. Após Salles retomar a pré-candidatura, o governador intensificou os elogios públicos ao prefeito, a quem chama de amigo. “O Ricardo foi um presente que eu recebi”, afirmou em uma agenda recente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?