metropoles.com

Retardatária, Alesp só dará posse a novos deputados em março; entenda

Alesp retomou atividades nesta quarta-feira (1º/2), mas posse de novos deputados estaduais eleitos em 2022 só ocorrerá em 15 de março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcia Yamamoto/Alesp
Fotografia colorida mostra fachada da Alesp - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra fachada da Alesp - Metrópoles - Foto: Marcia Yamamoto/Alesp

São Paulo – A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) retomou os trabalhos nesta quarta-feira (1º/2) junto com quase todas as casas legislativas do país, incluindo o Congresso Nacional, mas a posse dos 94 deputados estaduais eleitos em 2022 só ocorrerá no dia 15 de março, quando também será feita a eleição do novo presidente do Parlamento paulista.

O estado é o último do país a dar início à nova legislatura. Isso ocorre porque, em 1969, quando os calendários dos poderes Executivo e Legislativo eram os mesmos, os agentes públicos – incluindo deputados, vereadores, prefeitos, governadores e presidentes – eram empossados no dia 15 de março.

Três emendas, apresentadas em 1975, 1979 e 1982, alteraram a data. Já em 1989, com a nova Constituição, a posse foi instituída para ocorrer no dia 1º de janeiro, junto com o Poder Executivo. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a determinação e uma nova emenda foi apresentada, em 1996, retornando a posse dos deputados da Alesp para 15 de março.

Última vez

Em 2023, a posse dos deputados estaduais paulistas será feita em março pela última vez. Há quatro anos, a Alesp aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) alterando a data para o dia 1º de fevereiro, assim como já ocorre no Congresso Nacional e em outras casas legislativas estaduais.

O texto aprovado pela Casa afirma que, atualmente, a Alesp apresenta “enorme e injustificável descompasso” em relação às posses do governador do estado e de outros parlamentares que se elegem para a Câmara dos Deputados ou Senado Federal.

“No período que se estende de 1º de fevereiro a 14 de março do ano em que se encerra a legislatura, o Parlamento, embora continue a atuar, o faz com certo esfriamento, em verdadeiro ‘compasso de espera’ pelo início da nova legislatura. Isso é absolutamente inevitável, e até natural, se considerarmos que, antes de 15 de março, a composição do Legislativo ainda não reflete os resultados das urnas no pleito do ano anterior, mas no de quatro anos antes deste”, diz o texto da PEC.

A partir de 2027, a posse dos novos deputados será feita no dia 1º de fevereiro, o que deixará o mandato dos parlamentares que assumirão no dia 15 de março mais curtos, com menos de quatro anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?