Ressaca deixa Santos em atenção com previsão de ondas de até 3 m
Prefeitura de Santos (SP) diz que estado pode mudar para “alerta”; orientação é evitar estacionar em garagens subterrâneas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A cidade de Santos, no litoral de São Paulo (SP), está em estado de atenção por causa da previsão de altura significativa das ondas, entre 2 e 3 metros partir do final da tarde desta quarta-feira (14/2) até sexta (16/2). Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado pode passar para “alerta” caso as ondas ultrapassem os 3 metros.
Neste período, a Defesa Civil de Santos orienta que as pessoas evitem práticas de esportes náuticos e fiquem atentas aos carros estacionados em garagens subterrâneas.
As informações são do boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa realizada em conjunto com a Defesa Civil. De acordo com o relatório, o nível do mar poderá alcançar 1,5 metro na baía de Santos e 1,8 metro no interior do estuário, com pico previsto para hoje, às 17 horas, representando aumento de 40 centímetros em relação à tábua de marés.
Impacto das ondas
“Se as previsões oceanográficas se confirmarem, não são esperados impactos em estruturas urbanas costeiras de Santos devido à intensidade e direção preferencial das ondas”, informa o boletim do NPH-Unisanta.
A previsão do tempo para esta quarta-feira é de chuva a qualquer período do dia, podendo chegar com intensidade forte em alguns momentos, de forma persistente e acompanhando raios. O volume previsto de precipitação esperado para os três dias fica entre 45 e 90 milímetros.