metropoles.com

TJSP anula resolução que permite realocação de professores estaduais

O texto suspenso regulamentava o credenciamento e a transferência de docentes no âmbito do Programa de Ensino Integral (PEI)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/Reprodução
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - professores - Metrópoles
1 de 1 Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - professores - Metrópoles - Foto: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/Reprodução

São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) suspendeu, nesse domingo (8/12), uma resolução da Secretaria de Educação (Seduc) que permitia a realocação de professores sem pedidos formalizados. O texto regulamentava o credenciamento e a transferência no âmbito do Programa de Ensino Integral (PEI).

A Resolução  77/2024 conferiu aos diretores de escolas poderes para o remanejamento de docentes a outras unidades, de acordo com critérios subjetivos e sem consulta às diretorias regionais de ensino. Na decisão, a juíza Simone Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu os artigos 25 e 26 redigidos pela Seduc.

“As mudanças já afetaram mais de 2 mil professores em todo o estado, que não foram previamente ouvidos, foram surpreendidos com as realocações, bem como não consideraram o direito do aluno, personagem principal do ensino, à continuidade do projeto pedagógico, que poderá ser prejudicado com a mudança repentina do quadro docente”, sintetizou a magistrada.

A ação havia sido ajuizada por parlamentares do PSol: o vereador Celso Giannazi, o deputado estadual Carlos Giannazi e a deputada federal Luciene Cavalcante.

 

Protesto de estudantes contra desligamento de professores

O tema, inclusive, gerou manifestações de estudantes, em novembro, contra o desligamento de professores. Em uma escola estadual na zona sul, policiais militares chegaram a coibir os protestos com uso de spray de pimenta.

Anteriormente, a Secretaria de Educação destacou que os docentes não foram dispensados. Segundo a pasta, eles permanecem ativos nos quadros e poderiam atribuir aula normalmente para o ano letivo de 2025 em outras unidades do PEI ou regulares: “Conforme estabelecido nas resoluções estaduais, os docentes cumprem diretrizes e são avaliados ao longo de todo ano com base nos resultados, desempenhos registrados e atribuição às suas funções. A realocação de unidade é prevista conforme avaliação, realizada entre direção, equipe gestora e diretoria de ensino”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?