metropoles.com

“Vi a morte na minha frente”, diz repatriado do Líbano. Veja relatos

Brasileiros repatriados do Líbano que chegaram em São Paulo neste domingo (6/10) relataram a emoção de deixar o território em conflito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Agência Gov
Brasileiros repatriados do Líbano que chegaram em São Paulo neste domingo (6/10) fazem relatos emocionantes sobre a viagem - Metrópoles
1 de 1 Brasileiros repatriados do Líbano que chegaram em São Paulo neste domingo (6/10) fazem relatos emocionantes sobre a viagem - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Agência Gov

São Paulo —  Brasileiros que fazem parte da primeira leva de repatriados do Líbano se emocionaram ao chegar em São Paulo na manhã deste domingo (6/10). Com a crescente tensão e bombardeios decorrentes do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, o governo federal organizou o resgate de cidadãos em um voo que partiu de Beirute, a capital libanesa, nesse sábado (5/10).

Após votar pela manhã em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi à Base Aérea de Guarulhos, na região metropolitana, receber os passageiros e a tripulação.

Karla Araújo Cardoso, uma das 228 passageiras, comemorou estar voltando ao Brasil após sete anos. “Até que enfim vão parar os sons de bombas e eu estou muito feliz”, disse.

“Estamos salvos”, celebrou Rami Rkein. “Nós estávamos debaixo da guerra”, lamentou Mariam Hussein Hindi.

Veja os relatos completos:

Karim, de 21 anos, que estava dentro do avião, contou que chegou ao Líbano no dia em que as bombas começaram a ser lançadas em Beirute, capital do país.

“O medo passou, o difícil passou. Eu vi a morte literalmente na minha frente. O dia que vi as bombas de perto, eu coloquei as mãos no ouvido, sentei no chão chorando esperando que a casa ia cair em mim”, falou ao G1.

FAB fez escala antes de chegar a SP

Ao todo, desembarcaram 228 pessoas, sendo 10 bebês de colo e três pets, da aeronave que trouxe a primeira leva de brasileiros repatriados do Líbano. O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, às 10h25, onde eram aguardados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A aeronave KC-30 ficou cerca de duas horas em solo libanês nesse sábado (5/10), abaixo do tempo estimado pela FAB, que esperava ficar até quatro horas no Aeroporto Internacional de Beirute.

Depois de decolar às 13h18 (horário de Brasília), o avião fez uma escala em Lisboa, capital de Portugal, para reabastecer e levantou voo novamente, às 23h56 (horário de Brasília).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?