Refugiados afegãos voltam a acampar no Aeroporto de Guarulhos em SP
Segundo a Prefeitura de Guarulhos, 27 afegãos estão acampados nos corredores do Aeroporto Internacional de São Paulo nesta segunda-feira
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, voltou a ter refugiados afegãos acampados em seus corredores. Nesta segunda-feira (17/7), 27 imigrantes ocupavam a área ao lado do Posto Avançado de Atendimento ao Migrante, no Terminal 2.
Segundo a Prefeitura de Guarulhos, não há previsão de que o grupo seja encaminhado para abrigos na cidade ou no litoral paulista.
No dia 30 de junho, mais de 100 refugiados foram levados para a Praia Grande, na Baixada Santista, em uma ação que envolveu os governos federal, estadual e municipais de Guarulhos e Praia Grande.
Na época, o Ministério da Justiça afirmou que o abrigo no litoral era emergencial e que a pasta procurava uma solução definitiva para o caso.
Entre janeiro do ano passado e abril deste ano, mais de 6 mil afegãos entraram no Brasil, segundo dados do Sistema de Tráfego Internacional, da Polícia Federal, compilados pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
O alto fluxo migratório provocou uma crise humanitária, com falta de vagas em abrigos para atendimento de toda a população. À espera do encaminhamento, os afegãos improvisam camas e barracas no chão do aeroporto, e não têm acesso a banhos.
Em meio à situação de vulnerabilidade, um surto de sarna chegou a atingir os refugiados. Depois disso, o Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho para discutir a saúde desta população.