metropoles.com

Reduto de Nunes e Boulos, zona sul é a mais visitada pelas campanhas

Levantamento do Metrópoles com 191 agendas de rua identificou que mais de 30% das visitas das campanhas foram feitas à zona sul de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Emily Bertazzo/Wikimedia Commons
Imagem aérea do bairro Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, mostra parque Santo Dias, represa Guarapiranga e as regiões de M'Boi Mirim, Socorro e Interlagos - Metrópoles
1 de 1 Imagem aérea do bairro Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, mostra parque Santo Dias, represa Guarapiranga e as regiões de M'Boi Mirim, Socorro e Interlagos - Metrópoles - Foto: Emily Bertazzo/Wikimedia Commons

São Paulo – A zona sul da capital paulista tem sido o principal destino dos candidatos à Prefeitura de São Paulo para suas agendas de rua. Em um mês de campanha oficial, completado nesta segunda-feira (16/9), a região, reduto político de Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSol) e Tabata Amaral (PSB), concentra mais de 30% das romarias públicas promovidas pelas chapas em busca de votos.

Levantamento feito pelo Metrópoles identificou, até o momento, 191 agendas de rua feitas pelos cinco candidatos mais bem pontuados nas pesquisas: Nunes, Boulos, Pablo Marçal (PRTB), Tabata e José Luiz Datena (PSDB). Os eventos consideram caminhadas, carreatas, comícios e visitas a centros comerciais e instalações locais.

6 imagens
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de SP, divulgando material de campanha
O influenciador Pablo Marçal (PRTB) em agenda de campanha
Candidato José Luiz Datena (PSDB) em campanha no Ipiranga, na zona sul de São Paulo
Tabata conversa com eleitora
Marina Helena (Novo) promoveu um protesto na porta da TV Bandeirantes após ter sido excluída do 1º debate entre candidatos à Prefeitura de SP
1 de 6

O candidato Guilherme Boulos (PSol) durante comício

Leandro Paiva/Divulgação Boulos
2 de 6

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de SP, divulgando material de campanha

Campanha Ricardo Nunes
3 de 6

O influenciador Pablo Marçal (PRTB) em agenda de campanha

Reprodução
4 de 6

Candidato José Luiz Datena (PSDB) em campanha no Ipiranga, na zona sul de São Paulo

William Cardoso/Metrópoles
5 de 6

Tabata conversa com eleitora

Jessica Bernardo / Metrópoles
6 de 6

Marina Helena (Novo) promoveu um protesto na porta da TV Bandeirantes após ter sido excluída do 1º debate entre candidatos à Prefeitura de SP

Reprodução- Partido Novo

A zona sul recebeu, até esta segunda, 58 visitas. Em janeiro, o Metrópoles já havia publicado que a região seria um dos principais palcos da disputa de votos: sozinha, ela concentra mais de um terço dos 9,3 milhões de eleitores paulistanos (34%), segundo a Justiça Eleitoral.

Região mais populosa da cidade, a zona leste, que também concentra o maior eleitorado da capital (34%, sendo apenas 10 mil eleitores a mais do que na zona sul) recebeu 56 agendas de rua. Na sequência aparecem a zona norte (32), o centro (30) e a zona oeste (15).

Entre os candidatos, Boulos é quem mais promoveu eventos na zona sul: foram 30 agendas de um total de 75 feitas nas ruas da capital. Já o prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, tem priorizado a zona norte, onde já cumpriu 17 de 53 agendas de rua.

Tabata e Marçal gastaram as solas dos sapatos na zona leste, onde a pessebista fez 9 agendas (de um total de 28), e o influenciador, seis (de 17 eventos). Datena, por sua vez, dividiu as atenções entre o centro e a zona sul, com 5 idas a cada região (de um total de 17 agendas).

Bairros mais visitados

O Centro Histórico foi a área mais visitada pelas campanhas, com 11 eventos, sendo a única a receber agendas de todos os candidatos. A região é especialmente citada pelos candidatos por causa da violência e da Cracolândia.

Em seguida, aparece Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade, com 9 eventos. Lá, apenas Boulos, Tabata e Marçal cumpriram agendas de rua.

Itaquera, na zona leste, e Santana, na zona norte, também estão entre as áreas mais visitadas pelas campanhas de rua, com 7 eventos cada.

Embora tenha concentrado a maior parte das agendas de rua até aqui, a zona sul recebeu eventos de forma descentralizada nos bairros. O Campo Limpo, bairro onde vive Boulos, foi o mais visitado pelos candidatos, com 4 eventos de campanha.

Confira as visitas dos candidatos às regiões de SP:

  • Guilherme Boulos (75 agendas de rua): 30 na zona sul, 28 na zona leste, 8 no centro, 7 na zona norte e 2 na zona oeste;
  • Ricardo Nunes (53 agendas de rua): 17 na zona norte, 13 na zona sul, 11 na zona leste, 8 no centro e 4 na zona oeste;
  • Tabata Amaral (28 agendas de rua): 9 na zona leste, 7 no centro, 6 na zona sul, 4 na zona norte e 2 na zona oeste;
  • Pablo Marçal (17 agendas de rua): 6 na zona leste, 4 na zona sul, 3 na zona oeste, 2 no centro e 2 na zona norte;
  • José Luiz Datena (17 agendas de rua): 5 no centro, 5 na zona sul, 3 na zona oeste, 2 na zona leste e 2 na zona norte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?