metropoles.com

Receita faz operação contra vendedores de vapes no centro de São Paulo

Ação acontece em tabacarias, shoppings populares, distribuidoras e sites que vendem vapes, como são conhecidos os cigarros eletrônicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de mulher jovem de perfil fumando vape anvisa consulta pública - Metrópoles
1 de 1 Foto de mulher jovem de perfil fumando vape anvisa consulta pública - Metrópoles - Foto: Getty Images

São Paulo — A Receita Federal realiza, na manhã desta sexta-feira (24/5), uma operação contra tabacarias, shoppings populares e distribuidoras que vendem vapes, como são conhecidos os cigarros eletrônicos, em São Paulo. A expectativa é de que sejam apreendidos, apenas hoje, entre R$ 5 e 10 milhões em mercadorias.

A ação ocorre em 32 endereços espalhados pelo centro da capital, na região da avenida Paulista e da Rua 25 de Março. O comércio online dos dispositivos também é fiscalizado. A operação conta com 160 servidores da Receita.

Desde 2009, todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar — como cigarros eletrônicos, vapes, pods, e-cigarretes, entre outros — são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proibição inclui a comercialização, importação e propaganda dos aparelhos.

No entanto, o regulamento do órgão não proíbe o uso individual.

Segundo a Receita, além da sonegação de tributos, uma vez que os produtos são importados, a distribuição e comercialização dessas mercadorias injeta milhões de reais no crime organizado. As principais formas de chegada desse produto ao Brasil são por via fronteira terrestre, vindo de países vizinhos, e transportados em ônibus e veículos particulares, de acordo com o órgão.

Somente de janeiro a abril de 2024, foram apreendidas cerca de 615 mil unidades, avaliadas em mais de R$ 27 milhões, o que representa quase metade do que foi apreendido pela Receita Federal em 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?