metropoles.com

“Receba”: PM apura vídeo de corpo de homem morto após invadir base

Vítima foi morta a tiros após invadir base da PM e ameaçou agentes na madrugada desse domingo (29/9) no centro de São Paulo. Veja

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra corpo coberto por manta. Ele é um homem que invadiu base da PM e levou tiros dos agentes - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra corpo coberto por manta. Ele é um homem que invadiu base da PM e levou tiros dos agentes - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — A Polícia Militar (PM) investiga se houve abuso de agentes que filmaram e zombaram do corpo de um homem que foi morto a tiros por agentes depois de invadir uma base na Rua 24 de Maio, no centro de São Paulo, na madrugada do último domingo (29/9).

“Tá aí, ó. O doido entrou dentro da base da PM com uma faca na mão, aí, ó. Receba”, disse o policial que filmou o corpo. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais.

A vítima era um morador de 36 anos. Segundo a PM, o invasor, que tinha passagens por furto e roubo, entrou com uma faca na base e começou a falar palavras sem sentido para os agentes.

Em comunicado nas redes sociais atribuído à Polícia Militar, os agentes disseram que atiraram para se defender: “Diante da iminente ameaça à integridade física dos policiais, estes, agindo amparados pela legítima defesa, foram obrigados a conter o ataque, efetuando disparos de arma de fogo. Infelizmente, apesar do pronto atendimento, o indivíduo não resistiu e veio a óbito no local”.

O corpo ficou dentro da base da PM coberto por uma manta até a chegada da perícia.

A Ouvidoria da Polícia Militar disse que vai questionar a PM sobre o motivo pelo qual os agentes não usaram primeiro armas menos letais para conter o invasor, como arma de choque, balas de borracha “bean bags”.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que o caso foi registrado como “resistência e morte decorrente de intervenção policial”. Segundo a pasta, a investigação será feita pela PM e pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

“Na ocasião, o autor invadiu a sede da 2ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) armado com uma faca e ameaçando os policiais que intervieram. A faca foi apreendida e a perícia acionada ao local”.

Já sobre a suposta zombaria do policial que filmou o corpo, a SSP disse que, se ficar comprovado que houve alguma ilegalidade ou abuso policial no caso, os agentes serão punidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?