metropoles.com

Racismo: Câmara de SP ouve testemunhas em processo de cassação

Vereador Camilo Cristófaro (Avante) pode ser alvo de cassação por caso de racismo; depoimentos foram marcado para segunda-feira (5/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Bueno/Rede Câmara
imagem colorida mostra o vereador Camilo Cristófaro, homem branco e grisalho de roupa preta, falando no microfone - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra o vereador Camilo Cristófaro, homem branco e grisalho de roupa preta, falando no microfone - Metrópoles - Foto: André Bueno/Rede Câmara

São Paulo – A Corregedoria da Câmara Municipal da capital marcou para a próxima segunda-feira (5/6) os depoimentos das testemunhas de um caso de racismo envolvendo o vereador Camilo Cristófaro (Avante), ocorrido há um ano, que pode levá-lo à cassação do mandato.

A sessão para ouvir as testemunhas será presidida pelo corregedor da Casa, Rubinho Nunes (União). O processo tem como relator o vereador Marlon Luz (MDB), da base do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Camilo é investigado por ter dito, em 3 maio de 2022, durante uma sessão híbrida da Câmara, uma fala racista. “Não lavar a calçada… É coisa de preto, né?”, disse o vereador.

As testemunhas a serem ouvidas serão definidas nesta semana. A primeira parlamentar que se levantou contra a fala de Cristófaro foi Luana Alves (PSol), seguida imediatamente por seus colegas de bancada e do PT.

O presidente da Casa, Milton Leite, suspendeu a sessão na sequência, disse que não toleraria casos de racismo no Legislativo paulistano e defendeu a instalação de uma investigação do caso.

O processo, porém, ficou parado quase um ano. Só quando Rubinho Nunes assumiu a Corregedoria da Casa, neste ano, é que um vereador foi nomeado para tocar a investigação.

Caso o relatório de Marlon Luz defenda a cassação de Cristófaro, o texto terá de ser aprovado primeiramente pelos cinco parlamentares que compõem a Corregedoria. Só aí, então, o processo de cassação será levado ao Plenário da Câmara.

Nos bastidores, vereadores da base do prefeito Nunes e da oposição dizem que as chances de Cristófaro escapar da cassação são remotas.

O Metrópoles tentou contato com o parlamentar, mas não teve sucesso. O espaço segue aberto para suas manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?