Quente e úmido: São Paulo teve calor e chuva acima da média em março
Inmet registrou chuva e calor acima da média prevista para o mês durante março; termômetros chegaram a marcar 34,7°C durante o dia 16
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Balanço do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgado nesta segunda-feira (1º/4) mostra que março teve chuvas e temperatura máxima acima do normal para o mês na cidade de São Paulo. As medições oficiais da capital paulista são realizadas no Mirante de Santana, na zona norte.
Segundo o Inmet, as temperaturas máximas fecharam o mês em 1,7°C acima do normal para março, que é de 28°C. Não por acaso, foi registrado no dia 16 o recorde histórico para o período, com 34,7°C em meio a uma onda de calor.
Já a média das temperaturas mínimas foi de 20,7°C, com 1,8°C a mais que a referência para março (18,9°C). A mínima absoluta do mês foi de 16,9°C, durante o amanhecer do dia 24.
Com relação às chuvas, março foi o primeiro mês desde dezembro com volume maior que o esperado para o período. O acumulado foi de 283,5 mm, 54,4 mm acima do normal para o período, que é de 229,1 mm.
Os temporais que atingiram a capital paulista trouxeram consigo também ventania. No dia 19, a cidade registrou a maior rajada de vento, com 79 km/h.