Eleições em SP: quem são os candidatos à Prefeitura de Santos
Quatro candidatos disputam Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo. Cidade é a maior do litoral do estado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Maior cidade do litoral de São Paulo, com mais de 418 mil habitantes, Santos tem atividade econômica fortemente influenciada pelo Complexo Portuário de Santos, o maior da América Latina.
A 72 quilômetros da capital paulista, a cidade também se tornou um dos principais destinos turísticos no estado, recebendo 2,8 milhões de pessoas durante a temporada de verão 2023/2024.
Nestas eleições em Santos, duas candidaturas de partidos alinhados à direita lideram as pesquisas de intenção de voto. De um lado, Rosana Valle (PL), do outro, Rogério Santos (Republicanos), que é o atual prefeito.
Nos próximos anos, quem for eleito terá que enfrentar problemas como resolver questões ligadas à falta de moradia e alagamentos durante o período de chuvas.
Rosana Valle, PL
Liderando a disputa pela Prefeitura de Santos de acordo com o último levantamento Paraná Pesquisas, Rosana Valle tem 55 anos e atualmente é deputada federal pelo PL, tendo sido reeleita em 2022.
Compõem a chapa da candidata os partidos MDB, PL, Mobiliza e PRD. Ela também conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda que ela já tenha dito no passado que não se alinhava com o bolsonarismo.
Antes de entrar na política, Rosana atuou como jornalista e escritora. Essa é a primeira vez que ela se candidata ao cargo de prefeita. No seu plano de governo, a política prioriza a saúde com atendimento ágil e com atenção especial à mulher como medias a tomar em um possível governo.
Rogério Santos, Republicanos
Aos 58 anos, Rogério Santos é o atual prefeito de Santos e busca sua reeleição em meio a um cenário em que aparece em segundo lugar nas intenções de voto, de acordo com o último levantamento Paraná Pesquisas.
Rogério atuou na gestão do ex-prefeito da cidade Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), quando esteve à frente da Secretaria de Governo na administração municipal.
Além do seu partido Republicanos, o atual prefeito conta o apoio do PP, Podemos, PRTB, Novo, PSB, União Brasil, PSD, Solidariedade, PSDB e Cidadania.
O candidato cita no seu plano de governo ações realizadas nos últimos anos como a entrega de conjuntos habitacionais e processos de regularização fundiária. Ele afirma que a educação será sua prioridade número um em caso de reeleição.
Telma de Souza, PT
Candidata do PT, também compõem a coligação de Telma de Souza o PC do B, PV, PSol, Rede e PDT.
Telma já foi vereadora, deputada federal, estadual e em 1989 assumiu a prefeitura de Santos. Ela é uma das fundadoras do PT e possui uma relação antiga com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A deputada tem 79 anos e figura na terceira colocação da corrida eleitoral, de acordo com a última pesquisa Paraná Pesquisas.
O plano de governo da petista cita como prioridade políticas para primeira infância e ainda afirma que, caso eleita, vai reduzir a gratuidade do transporte público para pessoas com 60 anos ou mais.
Nando Pinheiro, Avante
No quarto lugar da disputa à Prefeitura de Santos segundo levantamento Paraná Pesquisas, Nando Pinheiro é filiado ao Avante e concorre com chapa pura.
Nando, de 44 anos, foi radialista e atualmente trabalha como influenciador digital. Na política, ele já se candidatou em 2022, quando tentou uma vaga para deputado federal, mas não se elegeu.