metropoles.com

Eleições em SP: quem são os candidatos à Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí tem cinco candidatos à Prefeitura. Dois deles, que disputam a liderança nas intenções de votos, têm relação com o atual prefeito

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Candidatos de Jundiaí
1 de 1 Candidatos de Jundiaí - Foto: Reprodução

São Paulo — Localizada a cerca de 40 quilômetros de Campinas,  Jundiaí é a 12ª cidade mais populosa do estado de São Paulo. Com altos índices de alfabetização e cobertura escolar entre as crianças, a cidade é conhecida por oferecer boa qualidade de vida para sua população – ela apareceu em 3ª lugar entre as melhores cidades para se viver no Brasil em um ranking realizado em 2024 pelo jornal Gazeta do Povo. 

O destaque da cidade tem como aliado o desenvolvimento econômico, que ocupa o 16º lugar entre os maiores PIBs de São Paulo, de acordo com Censo 2022. Apesar disso, os moradores jundiaienses reclamam, sobretudo, de problemas nos serviços de transporte público, infraestrutura urbana e acesso à saúde.

Para as eleições deste ano, a disputa pela Prefeitura está centrada em dois candidatos que possuem relação com o atual prefeito, Luiz Fernando Machado (PL).

6 imagens
José Parimoschi (PL)
Professor Hugo Codarin (PSol)
Ricardo Bocalon (PSB)
Silas Feitosa (PRTB)
Candidatos à prefeitura de Jundiaí
1 de 6

Gustavo Martinelli (União)

TSE
2 de 6

José Parimoschi (PL)

TSE
3 de 6

Professor Hugo Codarin (PSol)

TSE
4 de 6

Ricardo Bocalon (PSB)

TSE
5 de 6

Silas Feitosa (PRTB)

TSE
6 de 6

Candidatos à prefeitura de Jundiaí

Reprodução

Luiz Fernando está em seu segundo mandato e por isso não pode mais concorrer à reeleição. Para a sua sucessão, ele optou por apoiar José Parimoschi (PL) em detrimento do seu atual vice-prefeito, Gustavo Martinelli (União). Agora, os dois nomes, lutam pela liderança nas pesquisas de intenções de votos.

Parimoschi e Luiz Fernando Machado dividem o passado no PSDB e migraram juntos para o para o PL em 2023, e concentram o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O candidato é administrador público e atuou nas gestões municipais de Miguel Haddad (PSDB), Ary Fossen (PSDB) e André Benassi (MDB), além de já ter ocupado cargos na Secretaria de Planejamento de Geraldo Alckmin (atual PSB) quando o ex-tucano estava à frente do governo estadual.

Preterido pelo prefeito, o vice-prefeito Gustavo Martinelli lançou candidatura pelo União Brasil e disputa a liderança com Parimoschi nas pesquisas de intenções de votos em Jundiaí. Ele é presidente do União na cidade e também tem passagem pelo PSDB, partido pelo qual se elegeu vereador duas vezes.

A candidatura de Martinelli passou por um pedido de impugnação pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que acusou o candidato de ter tido suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) quando era presidente da Câmara de Vereadores de Jundiaí, em 2018. Nesta semana, o pedido do MPE foi negado pela Justiça eleitoral, regulamentando a candidatura de Martinelli. 

Distantes numericamente das liderança das pesquisas, estão os professores Ricardo Bocalon (PSB) e Higor Codarin (PSol), e o cientista político, Silas Feitosa (PRTB). Bocalon já se candidatou à Prefeitura outras quatro vezes – três delas pelo Partido dos Trabalhadores – e possui o apoio do presidente Lula (PT) nas eleições deste ano.

Silas Feitosa também já tentou ser prefeito da cidade e conta com o suporte do influencer e candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB). Já Codarin faz sua estreia em uma disputa eleitoral.

Ao todo, a cidade de Sorocaba tem cinco candidatos à Prefeitura registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. São eles, em ordem alfabética:

  • Gustavo Martineli (União) – 44
    • Vice: Ricardo Benassi (Novo)
  • José Parimoschi (PL) – 22
    • Vice: Albino (PL)
  • Professor Higor Codarin  (PSol) – 50
    • Vice: Felipe Pinheiro (Psol)
  • Ricardo Bocalon (PSB) – 40
    • Vice: Professora Leila (PT)
  • Silas Feitosa (PRTB) – 28
    • Vice: Felisberto Negri (PRTB)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?