Quem é João Pimenta, candidato à Prefeitura de SP pelo PCO
Com 27 anos, João Pimenta é o candidato mais jovem a disputar a Prefeitura de SP nas eleições deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Partido da Causa Operária (PCO) lançou João Pimenta como candidato à Prefeitura da capital. Aos 27 anos, ele é o concorrente mais novo a disputar o comando da maior cidade do país nas eleições deste ano.
Nascido na capital paulista, João Jorge Caproni Costa Pimenta é filho do presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, e já foi candidato a deputado federal por São Paulo em 2022, mas não se elegeu.
João atua como militante político estudantil e coordena a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), um coletivo do PCO. Ele também integra a direção nacional do partido.
O candidato é membro do conselho editorial do jornal Diário Causa Operária (DCO) e da Causa Operária TV
Ele começou a estudar jornalismo, mas não se formou. O ativista tem um livro publicado, “A Era da Censura das Massas”, escrito com o pai.
Em outubro de 2023, o candidato do PCO foi alvo de uma queixa-crime movida por 27 deputados federais bolsonaristas que o acusaram de “apologia ao crime de terrorismo”, por causa de um discurso a favor da Palestina, em uma manifestação na Avenida Paulista, região central de São Paulo.
João Pimenta disse que os palestinos tinham o “direito de reagir e de resistir por todos os meios necessários” no conflito com Israel. Na eleição deste ano, ele não declarou nenhum bem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).